Entre dezembro e março, a Defesa Civil atendeu 96% de ocorrências a mais em relação ao período anterior
A Comissão Municipal de Defesa Civil divulga um balanço dos trabalhos desenvolvidos durante a vigência do Plano Verão 2014/2015. Entre dezembro do ano passado e março deste ano, Sorocaba registrou um acumulado de 1.487,4 milímetros de chuva – um aumento de aproximadamente 70% em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice provocou o atendimento a 324 ocorrências, um crescimento de 96% em comparação aos mesmos meses em 2013/2014.
O Plano Verão faz parte de orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, para que as comissões municipais se mantenham preparadas para atuar preventivamente no período do ano em que costuma registar maior índice de chuva. Em Sorocaba, o trabalho consistiu no monitoramento diário de seis pontos na cidade (Cerrado, Éden, Jardim Abaeté, Alto da Boa Vista, Bairro dos Morros e Rio Sorocaba), mantendo alerta permanente para, nos casos de necessidade, proceder ações voltadas à segurança da população.
De acordo com levantamento da Defesa Civil Municipal, durante o Plano verão, Sorocaba registrou 404,5 mm de chuva em dezembro; 358,8 mm em janeiro; 375,5 mm em fevereiro; e 348,6 mm em março. São 607,3 mm a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 880,1 mm de chuva.
Em razão deste índice, a Defesa Civil atendeu, entre dezembro e janeiro, a 47 casos de inundações, 26 quedas de árvores, 21 destelhamentos, 14 alagamentos, 12 interdições de vias, cinco quedas de muros, dois deslizamentos e uma queda de parede. Durante as ocorrências, para atendimento emergencial às famílias, foram entregues 23 cestas básicas, 24 cobertores, 59 colchões, 30 galões de hipoclorito e 217 metros de lona plástica. No ano passado foram registradas 165 ocorrências.
Maior volume de água
Para o coordenador geral da Defesa Civil, Roberto Montgomery, as demandas surgidas durante a execução do Plano Verão foram plenamente atendidas, considerando o elevado crescimento nos índices de chuva. “Em comparação ao ano passado, registramos um maior volume de água e menor índice de ventos, o que modifica a natureza das ocorrências. O Plano de Verão foi executado dentro das expectativas e da capacidade de atendimento da Defesa Civil”, explica.
Ele relembra iniciativas da Prefeitura que, nos últimos anos, colaboraram com a redução das ocorrências provocadas pelo excesso de chuvas. Como exemplo, citou a elevação da pista da Avenida Dom Aguirre (nas imediações do Corpo de Bombeiros, na Praça Lions e na Ponte Francisco Dellosso, a instalação de bombas de recalque no rio Sorocaba; a elevação da pista e implantação de sistema de drenagem na Avenida Juvenal de Campos; o sistema de bombeamento e bacia de contenção às enchentes no Jardim Abaeté, desenvolvidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba.
O dia de maior índice de chuva nesse período foi 10 de março, com um total acumulado de 58 milímetros e ventos de até 30 km/h. Para reparar as consequências, a Prefeitura abriu processo licitatório emergencial para a reconstrução de galerias nos trechos afetados pelas inundações na região do córrego Itanguá. O contrato para início das obras deve ser assinado nos próximos dias.