Plano Municipal pela Primeira Infância será tema de encontro neste sábado
Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br
O Comitê Municipal pela Primeira Infância realiza neste sábado (17), das 9h às 13h, na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), a 4ª Oficina da Primeira Infância. O objetivo do encontro é debater sugestões e dar continuidade à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), documento intersetorial que vem sendo discutido e elaborado desde julho de 2014. Quando finalizado, o PMPI vai orientar a ação do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.
A Oficina deste sábado reunirá representantes de escolas, organizações públicas e privadas, instituições, profissionais das áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, esportes e interessados. Os participantes se reunirão em salas, divididas pelos temas: Educação Infantil, Saúde, Diversidade e Violências, Assistência Social às Famílias e Direito de Brincar. Estas são as ações finalísticas – temáticas apresentadas no Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) – que integram o Plano Municipal.
Em cada sala, um representante do Comitê apresentará o texto do documento, repensado e reescrito a partir de sugestões e contribuições enviadas pela comunidade. A expectativa é que o documento final possa ser concluído em novembro.
Todas as contribuições, bem como a primeira versão do Plano, estão disponíveis, desde o dia 29 de julho, no endereço www.sorocaba.sp.gov.br/primeirainfancia
O Comitê é formado por representantes do poder público, de instituições e da sociedade civil, oficializado por meio do Decreto nº 21.794-15 de 22 de abril de 2015, que têm se reunido quinzenalmente, desde julho de 2014, para elaboração do Plano.
Trajetória do Comitê
Em maio de 2014, Sorocaba tornou-se membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Em julho, foi realizada a 1ª Oficina sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância, com a consultoria do Instituto da Infância (Ifan), que orientou sobre os primeiros passos para a elaboração de um Plano Municipal.
A partir daí, o Comitê passou a se reunir para discutir ações e estratégias para elaboração do Plano. Um dos principais desafios foi o levantamento dos dados e a aferição do diagnóstico de Sorocaba referente à primeira infância. Os dados foram cruzados com os equipamentos e serviços oferecidos pelo município, e indicaram as maiores carências e ocorrências no que se refere às crianças de 0 a 6 anos de idade. Com o diagnóstico em mãos, foi possível traçar metas, bem como sugerir ações e políticas públicas para o Plano Municipal Pela Primeira Infância.
Em março deste ano foi realizada a 2ª Oficina do PMPI, com a apresentação dos dados e do diagnóstico. Grupos de Trabalho foram formados e sugeridas ações para o Plano.
No dia 1º de agosto, o Comitê realizou a 3ª Oficina da Primeira Infância, na Universidade de Sorocaba (Uniso), para apresentação da versão preliminar do PMPI. O Comitê recebeu até o dia 28 de setembro, conforme data pré-estabelecida, as sugestões e contribuições para o Plano.
A Uniten fica na Avenida General Osório, nº 1840 – Altos do Trujillo. Informações: 3238.2519.
Tags:Educação, Primeira Infância, Solidariedade
