Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/plano-municipal-pela-primeira-infancia-e-tema-central-do-3-encontro-de-presidentes-de-fundos-sociais-de-solidariedade/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h15

Plano Municipal pela Primeira Infância é tema central do 3º Encontro de Presidentes de Fundos Sociais de Solidariedade


O engajamento com as questões da Primeira Infância e a realização de projetos em parceria deram o tom do 3º Encontro de Presidentes de Fundos Social de Solidariedade da região de Sorocaba, que aconteceu durante todo o dia de quarta-feira (29), na Biblioteca Municipal.

Compareceram as representantes de 13 municípios – Votorantim, Guareí, Itaberá, Areiópolis, Laranjal Paulista, Boituva, Cubatão, Alambari, Tejupá, Quadra, Ribeirão Grande, Tietê e Capela do Alto -, além de Sorocaba.

A abertura do Encontro contou com as presenças do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da vereadora Neusa Maldonado e da assessora da Secretaria de Educação que representou, na ocasião, o Comitê Municipal pela Primeira Infância, cujo Decreto de criação foi assinado na última semana pelo prefeito.

Em seu discurso, Pannunzio enalteceu a temática do evento e falou da importância do investimento significativo na Primeira Infância. “A criança que recebe atenção adequada constrói bases emocionais sólidas que a possibilitará avançar na construção de conhecimentos”, falou.

A presidente do Fundo Social de Sorocaba e professora Maria Inês Moron Pannunzio iniciou os trabalhos com a apresentação dos dez passos, indicados pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) para se implementar um Plano Municipal pela Primeira Infância. 

O Plano é um documento político e técnico que visa orientar, durante os próximos doze anos, a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de até seis anos de idade.

Em Sorocaba, o Comitê está em processo avançado de elaboração do Plano e a intenção é lançá-lo em agosto. “O Programa ganha muito quando primeiras damas e outras lideranças locais assumem o papel de animadores ou catalisadores do programa, ajudando a manter a motivação dos demais envolvidos”, avalia Maria Inês.

Muitas primeiras damas saíram entusiasmadas para efetivar o Plano em seus municípios.

Após o almoço, a temática foi a necessidade de se trabalhar por meio de parcerias. Sorocaba apresentou o NÓS – Núcleo de Organização Social, uma iniciativa sociocultural que se propõe aproximar a comunidade, as instituições públicas, privadas e ONGs, criando parcerias que promovam a solidariedade, tendo como foco a formação e capacitação das pessoas.

“Precisamos ter uma nova forma de enxergar o Terceiro Setor, trabalhando com a união dos pilares representados pelo poder público, iniciativa privada e ONGs. O relacionamento sólido entre essas três frentes permite uma atuação em rede, levando a um melhor atendimento das demandas da comunidade de forma transparente, sustentável e efetiva”, afirma Maria Inês.