Plano de ação para roçagem em áreas públicas é apresentado

Por: Fabiana Sorrilha

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, apresentou nesta sexta-feira (10) o plano de ação de enfrentamento, para execução do serviço de roçagem em praças, avenidas, vias e próprios municipais, além de limpeza, despraguejamento e ações de paisagismo. A meta é que, em 47 dias, praças, canteiros de avenidas, vias e espaços próprios municipais esteja roçados. Em discurso o prefeito José Crespo enfatizou a importância desse trabalho para deixar Sorocaba mais bonita e agradável pra se viver.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures de Moraes, explicou que a roçagem deve acontecer em forma de rodízio a cada 40 dias, para evitar que o mato cresça demasiadamente. Jessé reforçou que, ao iniciar os trabalhos do atual governo, se deparou com uma triste realidade em que centenas de locais da cidade apresentavam uma situação crítica e de abandono. “Por isso a relevância dessa ação rápida para recuperação desses pontos. O plano de Ação de Enfrentamento contempla o trabalho árduo para deixarmos a cidade com um novo visual nos próximos dias” destacou Jessé Loures de Moraes.

Equipes reforçadas

Nos primeiros 40 dias da gestão do prefeito José Crespo, os serviços de roçagem foram retomados e, para isso, foi necessário o aumento das equipes de trabalho e equipamentos. “Havia apenas seis equipes de roçagem, hoje temos catorze equipes trabalhando; era uma equipe de jardinagem, passou para quatro equipes; de uma equipe de Parques, passamos para cinco equipes;  para a poda e supressão de árvores eram duas equipes, aumentamos para cinco equipes; a capinação contava com três equipes, hoje são treze equipes; era somente um trator para o trabalho necessário, estamos com cinco sendo utilizados; atualmente são mais de 250 funcionários trabalhando para manter a cidade limpa”, contabilizou o secretário.

O evento aconteceu no jardim do Paço Municipal e contou com a participação do prefeito José Crespo, dos secretários Jesse Loures de Moraes, Fábio Moreira Pilão, Hudson Zuliani, Mário Luiz Nogueira Bastos, Marta Regina Cassar, Maurício Augusto Coimbra Campanati, Eloy de Oliveira, do vereador Hudson Pessini, do Sérgio Luiz Dias Salinas, demais funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e equipes de trabalhadores envolvidos diretamente no plano de enfrentamento.