Piquenique marca início das atividades da Semana de Luta Antimanicomial

 

Evento ocorre neste domingo (17), no Parque das Águas, e a programação prossegue até o dia 25

Maio é considerado o Mês Nacional de Luta Antimanicomial, como forma de lembrar que as pessoas com sofrimento mental também têm o direito fundamental à liberdade e de viver em sociedade como qualquer outro cidadão. Nesse sentido, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) inicia neste domingo (17), com a realização de um piquenique no Parque das Águas, uma série de atividades alusivas à data, que serão promovidas ao longo da semana.

O Piquenique ocorrerá na praça do Parque das Águas, do Jardim Abaeté, das 10h às 12h, e é aberto ao público. “Saúde Mental é uma questão coletiva e não individual. Neste evento todos serão iguais, sem distinção. É uma forma de combater o preconceito e assegurar a sociabilização”, aponta a coordenadora de Saúde Mental no município, Mirsa Elisabeth Dellosi, uma vez que o lema da ação é “Cuidar sim, excluir não”.

A programação continua na terça-feira, das 9h às 15h, no auditório central da Universidade de Sorocaba (Uniso). Na ocasião será promovida a “Oficina de Urgência e Emergência em Saúde Mental”, pelas palestrantes Cibele Oliveira, João Baptista Laurito Júnior e Marcia Aparecida Ribeiro Wada, especialistas no assunto, que vão mostrar como os pacientes podem ser melhor atendidos.

Ainda na terça-feira, no mesmo local, mas das 16h às 20h, a palestrante Debora Rico participa de uma roda de conversa sobre “Experiências e Práticas dos Serviços de Residências Terapêuticas”. Ela é pedagoga e arte-educadora com especialização em autismo e psicose infantil na Espanha. “Essas moradias vieram para substituir as tradicionais internações de pacientes com problemas mentais em hospitais psiquiátricos. É uma forma de atenção digna e diversificada que permite ao assistido uma forma mais eficiente de reinserção na sociedade.”, explica Mirsa.

Para a sexta-feira está programado o “Saralokos”, um sarau que acontecerá, das 18h às 21h, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD-III) – ‘Saca Só’, que fica na rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422 (esquina com a avenida Angélica), na Vila Angélica, Zona Norte.

O último evento será uma “Oficina de Economia Solidária”, pelo educador Leonardo Pinho, que relacionará o assunto à Saúde Mental e ao cooperativismo social com pessoas que foram atendidas no sistema público. Esta atividade será promovida no dia 25, segunda-feira, das 19h às 22h, no Salão de Vidro no andar térreo do Paço Municipal de Sorocaba, Alto da Boa Vista.

A coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba lembra que prefeituras de diferentes cidades realizam ações anuais para marcar o Mês Nacional de Luta Antimanicomial. “Isso desde 1987, o que remete ao encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental ocorrido em Bauru, que reuniu trabalhadores na área de saúde mental e determinou a criação do Movimento de Luta Antimanicomial e uma mudança em toda a rede de atendimento”, explica.

 

Tags:, ,