Pesquisa estadual mostra hábitos culturais do sorocabano
Levantamento inédito traça hábitos culturais de 21 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes
Sorocaba está entre as 21 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes que integram a pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas”, que buscou detalhar o que o público faz nas horas livres. O resultado do estudo, segundo a secretaria Jaqueline Gomes, da Secult, consiste em informações curiosas e índices que surpreenderam inclusive quem atua no setor.
Cerca de oito mil moradores foram entrevistados no Estado, dos quais 256 em Sorocaba. Cada um respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa foi levada a campo pelo Instituto Datafolha, entre abril e maio de 2014, e traz dados inéditos. As entrevistas foram feitas com base em critérios do IBGE, em áreas de grande fluxo de pessoas, com um público de mais de 12 anos de idade.
A pesquisa é da JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio da CCR ViaOeste, Grupo CCR, Sabesp e Oi, por meio das Leis Rouanet e Proac, apoio cultural do Sesc-SP, do Oi Futuro e da Secretaria de Estado da Cultura. Além dos recortes tradicionais por gênero, idade, renda e escolaridade, o estudo permite leitura por religião e cor da pele.
Dados
O estudo identificou o deslocamento dos moradores de Sorocaba motivados pela cultura: 58% deixaram a cidade ao menos uma vez para participar de atividades culturais. Os destinos mais citados foram a capital paulista (22%), Votorantim (15%) e Itu (7%). Os principais motivos citados foram festas populares (33%), shows musicais (27%), visitas a museus (22%) e exposições (20%).
No tempo livre, a maioria dos entrevistados (31%) prefere as atividades de mídia, como assistir à TV, navegar na internet e ler jornais e revistas; seguido de atividades culturais (29%). Neste quesito, ir ao cinema é a mais realizada, com 12% da população da cidade. As atividades esportivas envolvem 26% das pessoas, sendo que andar, correr, jogar bola, pedalar são as atividades mais mencionadas. Os passeios vêm logo atrás com 21%, sendo que bares e restaurantes somam 10% e os shopping 11% dos entrevistados. Nota-se que os porcentuais passam de 100% porque muitos entrevistados deram mais de uma resposta.
Quanto às atividades mais praticadas pelos sorocabanos, por pelo menos uma vez no último ano, os destaques ficam para cinema (58%), festas populares (50%), shows (44%), bibliotecas (32%), teatro (22%) e museus (20%). Os locais mais frequentados são: Parque das Águas (11%), Zoológico (7%), Sesc Sorocaba (6%), Biblioteca Municipal (4%) e Sesi Sorocaba (3%).
Dos entrevistados, 93% disseram conhecer o Sesc Sorocaba. Já o Sesi Sorocaba é conhecido por 89%; o Cine Pátio Cianê (88%); o Multiplex – Shopping Cidade Sorocaba (80%); Museu Histórico Sorocabano (73%); o Teatro Municipal ”Teotônio Vilela” (71%); Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (69%); e Auditório Pedro Salomão José (48%).
Os eventos mais importantes lembrados são as festas juninas e julinas, por 13%, ao passo que shows e concertos são mencionados por 10% dos entrevistados. A Virada Cultural é lembrada por 6%; o Sesc Sorocaba por 2%; o Aniversário da Cidade por 2%, e Zoológico também por 2%.
O sertanejo é o estilo musical preponderante em Sorocaba, com 54% no total da amostra e ainda mais forte se isoladas apenas as cidades do interior (52%). MPB responde por 24%, depois gospel (20%), rock (20%), pop (17%), pagode (13%) e samba (11%), entre outros. Foi perguntado o gênero preferido em 1º, 2º e 3º lugar, depois as respostas foram somadas (por isso a soma passa de 100%). A opção por essa metodologia é porque a maioria das pessoas demonstra ter grande interesse por mais de um estilo e tem dificuldade de estabelecer uma hierarquia mais clara de suas preferências.
Em relação às fontes de informações que as pessoas utilizam para se atualizar em relação aos eventos culturais e de lazer na cidade aparecem: propaganda de TV com 60%; internet e redes sociais (39%), indicação de amigos (37%), divulgação de panfletos (22%), jornais (17%), rádio (17%). Novamente, a grande maioria fez mais de uma escolha.
Ações e análise
Para a secretária da Cultura, pesquisas são imprescindíveis para ajudar no diagnóstico do setor. “Tanto é que uma das nossas metas para este ano é criar uma plataforma de dados, reunindo todas as informações sobre oferta e demanda cultural”, disse Jaqueline, lembrando que esses dados também podem auxiliar a cidade na construção de sua política cultural.
A secretária da Cultura classifica que Sorocaba tem amplo oferecimento de espetáculos, mas não há ainda um mecanismo de qualificação da plateia. “Precisamos saber quem são essas pessoas, do que gostam, aonde vão e muito mais”.
Principal bandeira da Secult para 2015 é a implantação de um Núcleo de Formação Cultural, que está em fase de criação. “Estamos na etapa de chamamento dos artistas, para formar uma comissão consultiva para a criação de um projeto que determinante uma política municipal de cultura”, conta a secretária Jaqueline. A ideia é que o grupo foque os trabalhos em ações voltadas a iniciação e qualificação artística, além de formação cultural. Está em estudo a possibilidade de montar um curso gratuito de gestão cultural, com duração de um ano, com 40 vagas.
O secretário de Desenvolvimento e Trabalho de Sorocaba (Sedet), Geraldo Almeida analisa que a melhora de renda da população tem relação com o aumento da procura por lazer. “Muita gente está gastando mais com isso, pois antes não sobrava dinheiro”. Destaca que a pesquisa é importante também para o setor privado, pois a migração de sorocabanos para outras cidades em busca de espetáculos e shows sinaliza que há possibilidade de novos negócios no município. “Como a construção de um centro de convenções ou uma arena para grandes shows. Mais investimentos implicariam em mais vagas de emprego”.
Os dados da pesquisa deram origem a seminários realizados em todas as regiões do Estado, a um livro e um site com conteúdo 100% gratuito, que pode ser consultado por gestores públicos, privados e produtores culturais no endereço www.jleiva.com.br/pesquisa_sp
