Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/peruanos-conhecem-obras-do-sorocaba-total/
Acessado em: 18/01/2026 - 14h56

Peruanos conhecem obras do “Sorocaba Total”

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sorocaba recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a visita de Carlos D. Hamman e Arturo Delgado Vizcarra, da cidade de Lima, Peru. Eles vieram conhecer algumas das principais obras do programa “Sorocaba Total”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, com financiamento obtido da CAF.

Hamman e Vizcarra são da coordenação da campanha de Keiko Fujimori, candidata favorita a vencer as eleições presidenciais daquele país, programada para o dia 10 de abril. O objetivo foi de conhecer in loco as obras de infraestrutura viária e mobilidade urbana, pois é um dos pontos principais do programa de governo da candidata peruana, que pretende contar com parceria da CAF e de outros organismos financeiros para o desenvolvimento do país.

Liderados por Marcelo dos Santos Souza, executivo principal do setor privado da CAF, os visitantes foram recepcionados inicialmente na Secretaria da Fazenda (SEF), no Paço Municipal. Ali, ouviram do coordenador de Unidades de Execução de Projetos, Ricardo Lopes Fernandes, uma apresentação sobre as principais obras do Sorocaba Total e as transformações que trouxeram no fluxo viário da cidade.

Depois do Paço, os visitantes, acompanhados do engenheiro José Almeida Prado, da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) e da assessora de Relações Internacionais, Giovanna Sanches, conheceram parte dos três complexos viários da primeira fase do “Sorocaba Total”, passando pelas avenidas Fernando Stecca, Tadao Yoshida, Ulisses Guimarães, Edward Frufru Marciano da Silva e Estrada do Dinorah, até a Av. Ipanema.

Carlos D. Hamman ficou impressionado com a estrutura da cidade de Sorocaba, principalmente de mobilidade urbana. “Imaginava uma cidade menor, com uns 300 mil habitantes. Mas é grande e organizada, com muito verde por todos os lados, isso traz qualidade de vida”, destacou o visitante. Além de Sorocaba, eles conheceram as cidades de Manaus e Fortaleza, onde a CAF também financia projetos nas áreas de mobilidade urbana e infraestrutura. Antes de retornarem a São Paulo, os peruanos foram conhecer o Parque Tecnológico de Sorocaba, que vem se tornando referência em pesquisa e inovação.