Pequenas atitudes, grandes resultados

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Reaproveitando materiais que seriam descartados, servidores públicos tornam-se agente de preservação do meio ambiente.

No ritmo do trabalho cotidiano, geralmente cercados por múltiplas tarefas, nem sempre é possível reparar em pequenos detalhes. E se a pessoa é um pouco distraída, isso fica ainda mais evidente. Que o diga a técnica de Controle Administrativo, Adriana Massa, responsável por receber todo o material de escritório destinado ao Serviço de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba. “Agora eu, certamente, vou reparar”, diverte-se ao responder à pergunta sobre já ter prestado atenção ao fato de os suprimentos virem separados com material reciclado.

Assim como ela, várias pessoas não atentaram para as ações de sustentabilidade que o pessoal da Seção de Administração de Materiais e Especificação, da Secretaria da Administração (Sead), imprime ao trabalho de separar e despachar canetas, cadernos, clipes, impressos, fitas adesivas e até material de higiene para todos os setores da administração municipal. “A gente acaba recebendo de forma meio automática e não presta atenção nesses detalhes”, diz Adriana.

O mesmo automatismo tem um valor agregado no caso dos servidores responsáveis por abastecer a Prefeitura, já que retirar os plásticos de embalagens, guardar as caixas de todos os tamanhos, cortar revistas e catálogos publicitários em tiras foi incorporado às atividades diárias. Telson Martins, funcionário público há 22 anos, é o mais minucioso. Recorta caixinhas de papelão, monta kits de todo tipo de material, faz as tiras do mesmo tamanho e chega, em alguns casos, a comprar saquinhos plásticos para dispor tubos de cola, grampos, corretivos líquidos e caixas de clipes. “É que eu gosto de ver tudo organizado e bonito”, justifica sua atitude.

Mas ele não age isoladamente. O setor todo é impregnado por ações de reaproveitamento e os seis servidores que ali atuam – Ivan Willian Branco, Gabriel Oliveira de Alencar, Jorge Geraldo Veiga, Valéria de Lima Ribeiro e Fábio Aparecido Cláudio, além de Telson – se pegam guardando as embalagens para reutilização. Até porque são vários os setores dentro da Prefeitura que não podem receber os materiais nas caixas plásticas reutilizáveis e de uso permanente. Geralmente essas caixas carregam maior volume e nos casos de menos material são as caixas de papelão que servem ao transporte. Essas, também na Prefeitura, quando não mais utilizadas são destinadas à reciclagem, sendo que a cooperativa faz a coleta de produtos duas vezes por semana.

Ao todo, Seção de Administração de Materiais e Especificação abriga mais de oitocentos itens necessários ao dia a dia do serviço público em escolas, unidades básicas de saúde, creches, centros esportivos, Casas do Cidadão e centenas de setores dentro da Prefeitura. Além desses, ainda há um pouco de material de limpeza e higiene direcionados à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

E assim o tempo corre. Entra mês, sai mês, e a turma da Seção de Administração de Materiais reproduz um conceito atualizado de sustentabilidade no ambiente de trabalho. Cada qual tem ciência da importância do seu papel neste contexto e, juntos, sabem que estão fazendo a diferença, protagonizando um momento no qual omitir-se pode ser, decisivamente negativo.

De caixinha em caixinha, de folha em folha, de plástico em plástico reutilizado, os servidores não só melhoram o trabalho para quem recebe o material. Como formiguinhas, atuando o ano inteiro, eles ajudam a construir um mundo melhor para essa e para as futuras gerações.