Peça “Zé e a Mansão da Capivara” abrirá Mostra de Teatro de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Divulgação

A comédia “Zé e a Mansão da Capivara”, do Grupo Epidaurus, será encenada nesta terça-feira (dia 4), às 20h, no Teatro Municipal “Teotônio Villela” (TMTV), abrindo a 2ª Mostra de Teatro de Sorocaba, que integra a programação de aniversário de 361 anos do município. Os ingressos serão distribuídos no local, uma hora antes do início da apresentação.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra visa dar a oportunidade de visibilidade às companhias de teatro de Sorocaba. Serão dez espetáculos gratuitos realizados até o dia 23 de agosto.

Com texto e direção de Augusto Roberto, “Zé e a Mansão da Capivara” conta a história de Zé, um caipira metido a valente, que já viveu outra aventura em “Cô Zér nem o Diabo Pode”, na qual ele acaba sendo morto e apronta todas, tanto no céu como no inferno. Neste espetáculo, o protagonista recebe de seu tio uma linda mansão de herança. Porém, existem outros personagens interessados em ficar com a fortuna deixada para Zé. Ele terá de passar por situações muito assustadoras, mas extremamente engraçadas, tendo de passar uma noite na casa para validar a doação da mansão a ele.

Inspirada no universo de Amácio Mazzaropi, a peça conta com a atuação dos atores Augusto Roberto, Mariana Felippe, Maiara Donna, Thiago Sutil e Caio Barros. “Zé e a Mansão da Capivara” tem ainda Juliana Felippe, como assistente de direção, e Lucas Berti, na sonoplastia e iluminação.

Programação continua na quarta-feira

Já na quarta-feira (dia 5), às 20h, será a vez da Cia. Barracão da Vó apresentar o espetáculo “Tonico Sonhadô” no TMTV.

Tonico Sonhadô é um menino nascido na roça do interior de São Paulo, numa época em que as cidades eram inteiramente rurais. O garoto era muito determinado e inteligente e tinha dois grandes sonhos: ser artista de cinema mudo e aprender a pescar.

O tempo foi passando e seu sonho de ser artista foi crescendo, até que um dia, já moço, decide estudar para ser alguém na vida. Começa a ler tanto sobre a história de Sorocaba, que chega a pensar que é o fundador da cidade.

Desfeito o “porre de cultura”, vai embora para a capital, onde realiza seu objetivo de ser artista de cinema mudo. E é quando o preconceito com o sotaque caipira aparece, pois o diretor do filme exige um sotaque padrão: o jeito carioca de falar. Tonico muito ofendido e magoado decide voltar para sua cidade natal.

O que ele não sabia é que a verdadeira felicidade estava mais perto do que imaginava. Novamente ao lado da mãe, descobre que a grande riqueza da vida é dar valor as coisas simples no campo. Volta, assim, a viver na roça, decidido a realizar seu outro grande sonho: o de conseguir pescar.

Com texto e direção de Rodrigo Cintra, “Tonico Sonhadô” é um espetáculo divertido, alegre e poético, que mostra com uma incrível leveza e simplicidade o valor de uma vida simples e feliz.

A peça conta com a atuação de Ivone Martins, Edneu Abud, Priscila Maldonado, Guilherme Augusto e Rodrigo Cintra. “Tonico Sonhadô” ainda conta com Santiago Ribeiro na cenografia e figurino; Mariano da Viola, música original; Bruno D’Oliveira, técnico operador de som; Santiago Ribeiro, técnico operador de imagem e Rodrigo Cintra, na trilha sonora, vídeos e imagens.

Escolas interessadas em conferir os espetáculos devem entrar em contato com a equipe da Secretaria da Cultura pelo telefone (15) 3238.2222 (TMTV).

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista.

Tags:, ,