Peça teatral será apresentada no MHS e na Biblioteca Infantil
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Neste domingo (17), os sorocabanos poderão conferir gratuitamente o espetáculo teatral “Os Causos de Noé Godinho”, do Grupo Barracão da Vó, em dois espaços públicos da cidade. Às 10h30, a peça será apresentada no Museu Histórico Sorocabano (MHS), na Vila Hortência. Já às 19h30, o grupo se apresenta na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a apresentação integra o Projeto Benecleto – “Os Causos de Noé Godinho”, viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LINC). Trata-se de uma trilogia caipira iniciada em 2012 com “História do Dito Historiadô”, seguida em 2013 por “Tonico Sonhadô” e agora, em 2016, com o novo espetáculo sob a mesma temática, porém, com novo olhar, percorrendo o universo fantástico dos causos.
Com direção de Rodrigo Cintra e baseado em quatro causos do livro “Os causos de Noé Godinho e outros causos” e no livro “Medicina Folclórica” de Benecleto, o espetáculo dá vida ao universo de tropeiros e boiadeiros de forma divertida, lúdica e fantástica.
Na peça, personagens gananciosos mostram que os conchavos entre a classe elitizada e dominante vêm de muito tempo, assim como a corrupção e o abuso de autoridade. A luta de classes fica evidente nas entrelinhas dos causos.
Os ingressos devem ser retirados no local, trinta minutos antes do início da apresentação artística. O MHS fica dentro da área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Já a Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro.
Ficha Técnica:
Direção de Rodrigo Cintra
Textos de Benedicto Cleto (Benecleto)
Dramaturgia colaborativa
Elenco:
Fabricio Castro: Juiz, Fazendeiro, Tropeiro rico, Boiadeiro
Ivone Martins: Velha, Advogado, Fidirico, Zé Coitado, Delegado
Rodrigo Cintra: Tropeiro, Baiuqueiro, Cozinheiro, Advogado, Vigário
Edneu Abud: Vendeiro, Totonho, Sub-delegado, Taberneiro, Caixa
Alisson Danute: Bartimá (Curandeiro, Ervateiro, Benzedor, Raizeiro)
Cenografia de Santiago Ribeiro
Figurinos de Talita Santos
Adereços cenográficos especiais: Adriano Gianolla
Músicas originais de Mariana Filosi
Músico Violeiro: Mariano da Viola
Preparação vocal e musical de Alba Fortes
Preparação de atores de Payaso Chacovachi (Fernando Cavarozzi)
Fotos e vídeos de Antonio Carlos Zardos



