Peça infantil utilizou personagem de Dom Quixote para tratar de questões ambientais
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Peça será reencenada na Biblioteca Infantil nesta sexta-feira (dia 26)
Crianças da E.M. “Prof. Oswaldo Duarte”, do Wanel Ville, e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba conferiram gratuitamente nesta quarta-feira (24) a peça de teatro infantil “Dom Quixote, o cavaleiro da reciclagem”, montada pela Associação Kairós, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.
O projeto é realizado com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação Kairós Sorocaba, e contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC). Em Sorocaba, as apresentações têm ainda apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Encenada com fantoches e atores, a peça conta a história inspirada no famoso Dom Quixote de Cervantes e suas andanças pela defesa da ética, da cidadania e da reciclagem do lixo, levando à educação ambiental ao público.
Para Angela Maria Correa Viana Laureano, professora do 3º ano da E.M. “Prof. Oswaldo Duarte”, a peça “casou” muito bem com o que está sendo ensinado aos alunos em sala de aula, já que ela está desenvolvendo um trabalho de compostagem na escola, utilizando cascas de frutas e, futuramente, as crianças vão plantar alguns alimentos na horta da escola utilizando esse adubo.
“O mundo vai precisar destas crianças futuramente nas questões ambientais, seja pela água ou pelos alimentos. Então quero que estas crianças aprendam a plantar, a reciclar, e esta atividade deu certo com a interdisciplinaridade que trabalhamos em sala de aula”, afirmou Angela.
A aluna Yasmin Gabriele Silva Rosa, de 9 anos, adorou o espetáculo e disse que aprendeu mais ainda sobre reciclagem. “Eles até falaram sobre a dengue”, comentou. Quem também ficou atento ao espetáculo foi Igor Endo Perez, de 8 anos. “Não conhecia a história de Dom Quixote, foi bem legal”.
Já Vanise Cristina de Oliveira Rissato, professora da APAE Sorocaba, destacou a importância dos adolescentes atendidos na instituição participarem de atividades culturais. “Eles adoram. Além do convívio social, eles também conseguem ter uma outra visão do que aprendem na escola”, destacou. Antes da peça, a professora fez a leitura da história de Dom Quixote, apresentou os personagens e exibiu até um desenho sobre o tema.
A atividade também contemplou um workshop sobre mediação de leitura para professores, pais e educadores.
Nesta sexta-feira (dia 26), a peça infantil será reencenada na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h. A entrada é gratuita. A unidade está localizada na Rua da Penha, 681, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.
A Associação Kairós é mantenedora da biblioteca comunitária do bairro Maria Eugênia, na Zona Norte de Sorocaba, onde atua há quase uma década oferecendo à comunidade cursos profissionalizantes, reforço escolar, contação de histórias, educação de jovens e adultos, sarau mensal, entre outras atividades. O Grupo de teatro da Associação Kairós é formado por Julio Scandolo (texto e direção), Dan Camargo (bonequeiro), Rose Rodrigues (bonequeira), Osnival Búfalo (ator), Mauricio Toco (músico), Angeles Paredes (escritora e educadora) e Paulo Gazzi (iluminação e som).
