Patrulhamento da GCM termina com detenção e apreensão de drogas
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Durante patrulhamento preventivo de rotina na última segunda-feira (25), e madrugada de terça-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) deteve dois rapazes e dois adolescentes por tráfico de entorpecentes nos bairros do Éden, Herbert de Souza e Vila Carol, somando a retenção de 774 porções de drogas.
A ação na Vila Carol aconteceu por meio de uma viatura da Ronda Municipal (Romu) no período da manhã, durante patrulhamento pelas proximidades do Centro Esportivo “Dr. Pitico” e após denúncia de que pessoas estavam vendendo drogas na Rua Cenira Landulpho Sanson. Na abordagem, um indivíduo de 20 anos tinha em posse 10 porções de maconha, 4 microtubos de crack e 25 reais, além de ter descartado em uma sacola outras 46 porções de maconha, 45 microtubos de cocaína e 200 porções de crack. Com outro jovem, um adolescente de 14 anos, foi encontrada uma pochete contendo 161 porções de crack, 26 porções de maconha e mais 10 reais. Ambos foram conduzidos ao Plantão Policial Norte, sendo o mais velho autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. O adolescente foi autuado por Ato Infracional e liberado aos cuidados do responsável.
Na tarde do mesmo dia, outra guarnição deteve uma pessoa em flagrante ao lado da área verde do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no Bairro Herbert de Souza, na Avenida Antonio Silva Saladino, mexendo em uma manilha. O fato levantou suspeita e quando de sua detenção foi encontrado no local uma sacola com 75 porções de maconha, 118 pedras de crack e 59 frasconetes de cocaína. Conduzido ao DPP Norte foi autuado em flagrante por tráfico e recolhido ao CDP.
Entrando na madrugada da terça-feira, a Patrulha Comunitária da GCM avistou, nas proximidades da Escola Estadual “Dr. Gualberto Moreira, um adolescente de 14 anos em atitude suspeita. Visivelmente nervoso com a aproximação dos guardas, tentou fugir e foi abordado com 13 porções de cocaína, 12 de crack e 5 de maconha. Indagado pelas autoridades, admitiu que realizava a venda de entorpecentes no local. O jovem foi conduzido ao DPP Norte e autuado em flagrante por ato infracional de tráfico. Em seguida, foi liberado mediante a assinatura de termo de compromisso pelo responsável.