A equipe da Patrulha Ambiental, braço específico da Guarda Civil Municipal (GCM) para atuação na área de meio ambiente, livrou da morte, na tarde da última sexta-feira (03), um cavalo que estava amarrado sob uma ponte, à margem do rio Sorocaba, no Parque Vitória Régia.
Por meio de denúncia feita ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM, os guardas municipais conseguiram localizar e soltar o animal. Preso sob a ponte na Rua Heitor Ferreira Peres, e com o nível do rio subindo, ele corria risco de afogamento. Com o apoio da equipe da Zoonoses, o cavalo foi resgatado. O responsável pelo animal não foi localizado.
A criação da Patrulha Ambiental foi possível graças à parceria entre a Guarda Civil Municipal, que é vocacionada na atenção e na proteção comunitária, e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Ela é formada por agentes capacitados a exercer a proteção das áreas de interesse ambiental do município, bem como orientar, fiscalizar e autuar, mediante atos infracionais, no exercício do poder de polícia da municipalidade.
Denúncias sobre maus tratos, agressão ou irresponsabilidade com animais devem ser feitas à GCM pelos telefones 3212.9400 e 199 GCM/Defesa Civil.