Patrulha Ambiental de Sorocaba ganha reforço
Grupo, que conta agora com seis integrantes, atende em média cinco ocorrências diárias relacionadas à proteção ao meio ambiente
A Patrulha Ambiental Municipal agora conta com mais dois integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) no atendimento de ocorrências que visam à proteção do meio ambiente em Sorocaba, totalizando seis Agentes Fiscalizadores Ambientais. A portaria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nomeando GCM Jovani Tavares Santos e GCM Fabiano Squarça Nunes foi publicada no Jornal Município desta sexta-feira (dia 25).
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da GCM, a Patrulha Ambiental reforça o trabalho que é realizado pela equipe da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.
Os patrulheiros ambientais atuam diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 8h às 20h, e atendem ocorrências de queimadas, corte de árvore, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento, disposição irregular de resíduos, tráfico e comercialização de elementos da fauna silvestre e poluição sonora.
De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente, de março até o dia 16 de setembro foram atendidas 405 ocorrências. A média de atendimento é de cinco ocorrências diárias.
Os patrulheiros podem orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, além de apreender animais provenientes de ações irregulares, produtos ou subprodutos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos.
A população pode ajudar neste trabalho e denunciar pelo telefone 199 (GCM).
Tags:Meio Ambiente, Patrulha Ambiental
