Patrulha Ambiental atendeu 1.021 ocorrências em 2017
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Três equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) atendem diversas ocorrências relativas ao meio ambiente na cidade
A Patrulha Ambiental de Sorocaba atendeu 1.021 ocorrências relacionadas ao meio ambiente na cidade em 2017. Este trabalho é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Guarda Civil Municipal (GCM).
Três equipes da Patrulha Ambiental atuam diariamente, das 8h às 20h, e atendem ocorrências como queimadas, corte de árvore, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento, disposição irregular de resíduos, tráfico e comercialização de elementos da fauna silvestre e poluição sonora.
De acordo com a Sema, foram atendidas 249 ocorrências referente à corte e poda de árvores, 242 de queimadas em vegetação ou resíduos, 160 de maus-tratos a animais ou averiguação de maus-tratos, 97 por intervenção em APP (área de preservação permanente) e 273 ocorrências atendidas relacionadas a descarte irregular de resíduos, movimentação de terra sem autorização, pesca irregular, poluição do ar, entre outras.
Os patrulheiros podem orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, além de apreender animais provenientes de ações irregulares, produtos ou subprodutos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos.
A população pode ajudar neste trabalho e denunciar pelo telefone 156 ou ainda na Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento
Tags:GCM, meioambiente, Segurança
