Patrocinadores definirão próximos condutores da tocha em Sorocaba

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

A exatos 59 dias da passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba, a cidade se prepara para receber o maior evento esportivo mundial. As 65 cidades por onde o símbolo já passou puderam proporcionar, para a população, uma experiência única e histórica, trazendo para perto o espírito olímpico na aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os primeiros nove selecionados para conduzir a chama em Sorocaba foram definidos pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes). A cota, imposta pelo Comitê Organizador Rio 2016, foi delegada para que a municipalidade pudesse inserir no evento os nomes de grande relevância para o esporte – olímpico ou não – que elevaram o nome da cidade no cenário nacional e mundial.

Representando o espírito olímpico, Ricardo Perez (bicicross), Soraya Telles (atletismo), Fabiana dos Santos (bobsled), Ademir de Barros (futebol), Rita de Oliveira (basquete), Toniquinho Fonseca (atletismo), Elisabeth Bertolini (atleta paralímpica) e as irmãs Vânia e Vanira (basquete) foram os escolhidos, todos ligados ao esporte sorocabano.

De acordo com o Chefe da Divisão de Gestão de Eventos Esportivos da Semes, José Renato Salia, a lista de esportistas era pequena, mas houve suporte para cadastramento de todos, por meio de concursos dos patrocinadores. “Na época da seleção, a Secretaria elencou uma lista com quase 25 nomes merecedores, de grande importância para o nosso esporte local, mas tinha a atribuição de enviar ao Comitê apenas nove, dos 62 que conduzirão por Sorocaba. A pasta definiu, então, por relevância, e indicamos os demais nos sites patrocinadores, ficando a critério das empresas”, conta.

Renato também esclarece que a única forma de participação do revezamento da Tocha Olímpica se dá pelo cadastro realizado nos sites das três empresas patrocinadoras do evento – Nissan, Coca-Cola e Bradesco. “Ouvimos até alguns boatos de que as vagas podiam ser compradas e isso não procede. Além dos nove atletas selecionados por relevância no esporte, que não pagaram nem receberam cachê, só é possível participar aqueles que cadastraram suas histórias, não necessariamente ligadas ao esporte, aos patrocinadores, e não compete ao município promover esta seleção”, afirma.

Como forma de recordação do momento histórico, o Comitê Olímpico dará o direito para cada condutor de adquirir a tocha utilizada. No Brasil, 12 mil pessoas carregarão o objeto e seu valor é de R$ 1.985,00. Para o público em geral, a tocha olímpica não estará a venda.

Onde está a tocha?

Nesta quinta-feira (19), na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, a Tocha Olímpica recomeçou sua saga rumo ao estádio do Maracanã, onde ocorrerá a abertura dos Jogos e acendimento da Pira Olímpica. Já na sexta-feira (20), o símbolo máximo do esporte mundial pega estrada ao primeiro destino do dia, Eunápolis, também no Estado baiano.

tocha-olimpica

 

Tags:,