PAT Sorocaba registra 465 admissões em setembro
Procura por colocação é alta, porém mercado de trabalho sente os efeitos da crise econômica e acusa baixa nas contratações em relação ao mesmo mês em 2015, bem como no acumulado no ano
A procura por uma colocação no mercado de trabalho levou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Sorocaba, a registrar em setembro o segundo maior movimento do ano, com 8.629 pessoas atendidas no local. A estatística aponta que os cidadãos em busca de trabalho (primeiro emprego ou reinserção) foram maioria absoluta, ao mesmo tempo em que a oferta de vagas de emprego foi proporcionalmente reduzida em função da crise econômica.
Do total de atendimentos realizados pelo PAT, 746 foram para emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), 68 atendimentos na Sala do Empresário e os demais procuravam emprego, sendo que desses, 465 foram admitidos. No ano passado, nesse mesmo mês, foram 850 os contratados. Com o desempenho registrado em setembro, o PAT de Sorocaba totaliza 5.327 trabalhadores admitidos durante os primeiros nove meses de 2015.
Comparado com o mesmo período de 2014 (janeiro a setembro), o volume de contrações em 2015 aponta queda – 2.494 a menos. No ano passado, nos primeiros nove meses o PAT registrou 7.821 pessoas admitidas. As Salas do Empresário, espaços utilizados pelas empresas locais e também de municípios próximos, como São Paulo, para entrevista e seleção de candidatos, também teve queda acentuada. Em média 100 empresas utilizavam o espaço por mês, mas, em setembro foram apenas 68.
Empregados e vagas
Entre os candidatos que conseguiram uma colocação no mercado estão Hellen Souto de Araújo Almeida e Lucas César Alves de Almeida Custódio. Moradora de Iperó, Hellen estava desempregada há nove meses e há duas semanas foi contratada por uma loja de Sorocaba. “Fui muito bem atendida pelo pessoal do PAT e na primeira empresa para a qual fui encaminhada já fui contratada”, contou a jovem.
Aos 29 anos, Lucas mora no Parque Vitória Régia I. Conta que há mais de um ano vive de pequenos serviços autônomos, porque não conseguia encontrar um emprego fixo devido a um problema na mão que limita a escrita. Com encaminhamento do PAT, ele foi contratado por um grande hipermercado de Sorocaba. “Estou providenciando os documentos para começar a trabalhar em cerca de 15 dias. Agradeço muito aos funcionários do PAT”, diz o jovem que terá o seu primeiro emprego registrado.
Nesta segunda-feira (5), o PAT contava com as seguintes vagas: Costureiro (confecção em série), Operador de escavadeira, Operador especializado de extrusora, Técnico eletrônico, Vendedor de serviços, Vendedor em domicílio e Zelador de edifício. Em Sorocaba, o PAT funciona por meio de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Fica à Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro – próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.
Tags:Desenvolvimento Econômico, PAT
