PAT intermediou a contratação de mais de 6 mil trabalhadores no ano
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Nos dezenove dias úteis de novembro, 408 pessoas conseguiram colocação ou reinserção no mercado de trabalho em Sorocaba, com encaminhamento feito pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Com o desempenho registrado em novembro, o PAT de Sorocaba totaliza 6.254 trabalhadores admitidos ou recolodados no mercado de trabalho durante o ano de 2015.
A busca por uma vaga de emprego e outros serviços oferecidos na unidade levou 7.605 pessoas ao Posto de Atendimento ao Trabalhador. A estatística aponta que os cidadãos em busca de trabalho – primeiro emprego ou reinserção – foram maioria absoluta, ao mesmo tempo em que a oferta de vagas de emprego foi proporcionalmente reduzida em função da crise econômica.
Do total de pessoas atendidas pelo PAT, 762 foram para emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 26 atendimentos na Sala do Empresário e os demais procuravam emprego, sendo que destes 408 foram admitidos. A importância da unidade na intermediação de mão de obra fica evidenciado no volume de trabalhadores inseridos no mercado nos primeiros onze meses do ano: 6.254.
Depois de seis meses desempregado, Alisson Cesar Ferreira, morador do Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”, esteve no PAT e foi encaminhado para entrevista. Enquanto aguardava a resposta da empresa, surgiu uma outra vaga na área de logística em uma transportadora. Foi encaminhado e acabou contratado no mesmo dia. “Estava difícil conseguir trabalho. Agradeço muito à funcionária do PAT que me perguntou se me interessava por este emprego e me encaminhou”, afirma feliz.
Outro indicador de que a oferta de vagas de trabalho está em baixa é a utilização das Salas do Empresário, espaço disponibilizado pelo PAT as empresas para que possam entrevistar e contratar trabalhadores. Em média cem empresas utilizavam o espaço todo mês, mas em novembro apenas 26 utilizaram a estrutura.
Em Sorocaba, o PAT funciona por meio de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O PAT fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.
Tags:Desenvolvimento Econômico, PAT
