PAT intermedia contratação de 358 trabalhadores em janeiro
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Mais de dez mil pessoas foram atendidas no local, dos quais 3.017 encaminhadas para entrevista de emprego.
Havia mais de um ano que o porteiro Ismael Pereira Lucas, de 31 anos, procurava um emprego fixo, com registro em carteira. Por algumas vezes esteve no PAT, onde sempre foi muito bem atendido pelos funcionários, conta. Mas, até então, não teve sucesso. Há cerca de 15 dias, porém, foi encaminhado pelo PAT para uma entrevista e, finalmente, foi contratado. “Estava complicado porque tinha de viver fazendo bicos. Felizmente deu tudo certo, estou empregado”, conta o morador do Jardim Nogueira que, agora, trabalha como porteiro em uma grande empresa produtora de pás eólicas.
Durante os vinte dias uteis de janeiro 3.017 candidatos foram encaminhados para vaga de emprego, sendo que, destes, 358 foram contratados.
Só no mês passado, foram 10.361 pessoas atendidas no PAT, em 20 dias úteis; uma média de 518 pessoas por dia. Foi o maior movimento registrado em um único mês, desde que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) foi implantado em Sorocaba, há 30 anos. A maioria absoluta dos atendimentos foi para sorocabanos em busca de colocação ou reinserção no mercado de trabalho.
O PAT funciona numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e, para dar conta da grande demanda de candidatos, seis funcionários fazem o atendimento de todos aqueles que portam a senha distribuída logo na abertura do posto, às 8h.
Os números de janeiro de 2016 superam em muito o segundo maior volume de atendimentos feitos no local: em abril de 2015, quando 8.592 pessoas estiveram na unidade em busca de emprego e de outros serviços ali oferecidos. Outro número expressivo no primeiro mês do ano foi registrado na emissão de Carteiras de Trabalho (CTPS): foram 1.133 documentos emitidos, computando-se primeira via e continuação.
Com os 964 novos cadastrados no Sistema Maisemprego, o Banco de Dados aponta agora um total de 43.742 sorocabanos inscritos no programa. A Sala do Empresário, que é outro diferencial do PAT Sorocaba, foi utilizada por 36 empresas na seleção, entrevista ou contratação de candidatos.
Em 2015 o PAT Sorocaba teve o maior movimento desde a sua criação, com 90.926 pessoas atendidas. Do total, 6.519 pessoas foram admitidas durante o ano por intermediação do PAT. Vale destacar o trabalho diferenciado na busca de alternativas para inserção ou recolocação de profissionais no mercado de trabalho. Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e também auxilia, ao máximo, os empregadores que necessitam de recursos humanos.
Entre os serviços prestados no PAT estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego. O PAT é ainda um centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
O PAT fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.
Tags:desenvolvimentoeconômico, PAT
