A exemplo do que ocorreu em semanas anteriores, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mantido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet), teve uma segunda-feira das mais movimentadas. Ao todo foram atendidas mais de 600 pessoas em busca de emprego, de encaminhamento para vagas já cadastradas, emissão de Carteira de Trabalho, além de utilização da Sala do Empresário.
Dos atendimentos realizados entre 8h e 16h30, 201 candidatos foram encaminhados para entrevistas de emprego junto às empresas; 44 cidadãos foram cadastrados pela primeira vez no Sistema Mais Emprego, enquanto que 58 pessoas foram atendidas para emissão de Carteira de Trabalho, incluindo primeira e segunda vias.
O PAT registrou ainda o atendimento a oito empresas que utilizaram as instalações da Sala do Empresário para entrevista com candidatos interessados em vagas de trabalho. Ao todo, 160 candidatos foram entrevistados, dos quais vários deixaram o PAT com emprego encaminhado.
Vale destacar que o PAT de Sorocaba desenvolve um trabalho diferenciado na busca de alternativas para inserção ou recolocação de trabalhadores no mercado. Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, o PAT oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego, bem como auxilia ao máximo os empregadores que necessitam de recursos humanos. “O PAT também promove o encontro do empregador com o candidato mais indicado à vaga oferecida, minimizando o custo social causado pelo desemprego”, comenta Geraldo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Entre os serviços prestados no PAT estão: intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego, além de ser um centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
Quando o candidato chega ao PAT pela primeira vez ou para consulta das vagas disponíveis é realizado o cadastro e uma pesquisa por meio do Sistema Mais Emprego. “Nesse momento o candidato pode sair com uma entrevista agendada. Caso não haja nenhuma oportunidade naquele momento, damos a ele pelo menos uma grande perspectiva para o dia seguinte”, explica o coordenador do PAT, Edson Salinas.
A consulta pode ser realizada através do Site: www.maisemprego.mte.gov.br ou pessoalmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) à Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro – próximo ao Terminal São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone (15) 3211-4231.