Pastoral do Menor faz passeata contra dengue, zika e chikungunya
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Iniciativa contou com apoio de equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Secretaria da Educação (Sedu)
Um projeto da Pastoral do Menor de Sorocaba levou, na manhã desta quinta-feira (18), aproximadamente 1.400 crianças e adolescentes às ruas para conscientizar os munícipes no que se refere ao combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Os participantes, vindos de 12 diferentes bairros da cidade, distribuíram panfletos e entoaram cânticos alusivos à proposta de erradicar os criadouros existentes no município. A iniciativa contou com apoio de equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Secretaria da Educação (Sedu).
De acordo com a responsável pela comunicação e articulação da Pastoral do Menor de Sorocaba, Lucinha Zaneti, a passeata serviu para finalizar um projeto iniciado na semana passada nas unidades dos bairros Parque Esmeralda, Habiteto, Jardim Betânia, Manchester, Brigadeiro Tobias (Vila Astúrias), Aparecidinha, Cajuru, Laranjeiras, Santo André, Ipiranga, Parque São Bento e Nova Esperança.
Ao longo do trabalho nas 12 unidades, houve, segundo Lucinha, apresentação de vídeos informativos sobre o Aedes aegypti, confecção de cartazes, máscaras e mobilização das comunidades. Por fim, os atendidos de cada Pastoral compuseram uma música, que precisava conter as palavras “dengue”, “água”, “pastoral”, “prevenir” e “amigos”. “Depois da composição, foram gravados vídeos deles cantando”, conta ela.
Ainda de acordo com Lucinha, desde o ano passado, quando Sorocaba enfrentou uma epidemia de dengue, a Pastoral do Menor está envolvida no combate à doença. “A gente entregava uma espécie de check-list para que os atendidos, primeiramente, verificassem a situação de suas próprias casas. Nós sempre trabalhamos para cuidar, antes de tudo, do território deles, o que já ajuda muito”, argumenta.
Apesar de grande parte das ações terem ocorrido durante a manhã, no período da tarde, as Pastorais do Menor dos bairros Parque Esmeralda e Brigadeiro Tobias (Vila Astúrias) também foram às ruas.
A Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde junho de 2002 como um Departamento do Centro Social São José. Seu objetivo é o de implantar Centros Educacionais Comunitários, na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insuficiência de atendimento social a crianças carentes.
