Passoca faz show gratuito na Biblioteca Municipal
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
O cantor e violeiro Passoca realiza nesta sexta-feira (dia 19), às 14h, o show “Breve História da Música Caipira”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita.
O projeto cultural foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) em 2015 e, em Sorocaba, é realizado por meio de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
No show, Passoca interpretará músicas de artistas clássicos do mundo da viola, como Alvarenga e Ranchinho, Inezita Barroso, Raul Torres, João Pacífico, Cascatinha e Inhana, entre outros. Além disso, ele vai intercalar as músicas com “causos” e curiosidades sobre a vida destes artistas que construíram a história da música caipira. Passoca se apresenta cantando e tocando viola caipira, acompanhado pelo percussionista Noel Bastos.
A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.
Origem da Música Caipira
Tudo começou com a miscigenação entre o índio e o português. Um tipo de dança indígena (cateretê) vai se misturar com a música portuguesa (viola braguesa). A viola braguesa, trazida pelos jesuítas e usada na catequese dos índios, deu origem à viola caipira. Com a vinda dos africanos (escravidão) houve a mistura de três culturas, originando assim a música caipira.
Através dos tropeiros este tipo de música começou a ser divulgada no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, com uma temática essencialmente rural. O circo foi outro grande responsável pela divulgação desta música. Em 1929, através do escritor e jornalista Cornélio Pires, a música caipira começou a ser gravada em discos comerciais e, consequentemente, a ser divulgada através do rádio.
Com a industrialização e o crescimento dos centros urbanos surgiram compositores e intérpretes que mesmo introduzindo nova instrumentação em seus arranjos conservaram elementos desse gênero musical.
Tags:Biblioteca Municipal, Cultura
