Participa Sorocaba finaliza projetos para votação em julho
Por: Secom / Secid
A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), os 51 projetos do programa Participa Sorocaba elaborados pelos demais setores da Prefeitura a partir das propostas de investimentos, obras, ações e serviços encaminhadas pela população. No mês de julho, estes projetos estarão disponíveis para votação por meio da internet e nas Casas do Cidadão. Aqueles escolhidos pela maioria serão incluídos no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020.
A edição 2019 do Participa Sorocaba recebeu 570 indicações durante o mês de abril, um aumento de 388% em comparação à edição 2018, com 147. A comissão da Secid responsável pelo programa fez uma primeira triagem das demandas. Houve o descarte de pedidos relacionados a áreas que não são de responsabilidade do Município, que integram projetos já planejados anteriormente ou que conflitam juridicamente com a LOA. Ao longo dos meses de maio e junho, todas as propostas passaram uma análise de viabilidade técnica e financeira por parte das secretarias relacionadas a cada área.
A elaboração de projetos técnicos a partir das sugestões enviadas população foi uma das mudanças feitas pela Secid no regulamento do Participa Sorocaba para edição 2019, com o objetivo de facilitar a apresentação das propostas e aumentar o índice de participantes na votação. As ideias coincidentes ou semelhantes, por exemplo, acabaram agregadas pelas secretarias num projeto único, técnica e economicamente viável. “A LOA deve destinar R$ 15 milhões para o Participa Sorocaba, recursos que garantirão que os projetos mais votados pelos cidadãos serão realizados em 2020”, destaca a secretária Suélei Gonçalves.
No mês de julho, em data a ser divulgada posteriormente, os projetos estarão disponíveis para votação por meio do site cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba e nas Casas do Cidadão. Os escolhidos pela maioria serão incluídos no projeto da LOA 2020, que será encaminhado pelo Executivo até 30 de setembro para apreciação da Câmara Municipal.
Muito Mais por Sorocaba!
Tags:Cidadania e Participação Popular
