A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) irá oferecer as já tradicionais atividades de férias, que estão programadas para acontecer em cinco espaços ecológicos da cidade: Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque da Biquinha, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
Carolina Barisson Sodré, Chefe de Educação Ambiental e Educomunicação da Sema, explicou que as atividades de férias abordarão temas socioambientais diversificados, com foco na sustentabilidade, proporcionando aos participantes a oportunidade de entrar em contato com a natureza e conhecerem as ações para a conservação do meio ambiente do município.
A munícipe Paula Torres, afirmou que o filho Leonida Torres, de 13 anos, aguarda ansioso para participar das atividades de férias. “No ano passado ele adorou, participou de diversas atividades no Parque da Biquinha, voltava pra casa empolgando. Aprendeu muito lá! Não vê a hora de participar das atividades desse ano”; comentou Paula.
A equipe de Educação Ambiental elaborou uma programação especial, com estratégias lúdicas, como gincana, oficinas e atividades noturnas. A programação completa das atividades de férias realizadas pela Prefeitura Municipal pode ser conferida no site das ‘Férias Animadas 2017’, http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1]
Confira a programação de atividades dos Parques Ecológicos:
1- “Animazoo”
O Zoológico de Sorocaba em parceria com o Jardim Botânico de Sorocaba realizará o “Animazoo” que acontecerão em duas edições, nos dias 13 e 14 e nos dias 20 e 21 de julho. O curso de férias será realizado em dois dias, sendo que, em cada uma das edições, participarão 30 crianças. O primeiro dia do curso será realizado no Jardim Botânico de Sorocaba e o segundo dia no Zoo.
Com o tema “A interação entre animais e plantas” e o lema “Que bicho come o quê?” o ‘Animazoo’ terá como objetivo levar as crianças a conhecerem sobre a biodiversidade de Sorocaba e região.
Poderão participar do Animazoo crianças entre 07 e 12 anos. A participação é gratuita e, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, será realizado um sorteio cuja presença dos inscritos não será obrigatória.
Data da ação: Dias 13 e 14 e nos dias 20 e 21 de julho.
Locais: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Público-alvo: Crianças entre 07 e 12 anos.
Inscrição: realizada exclusivamente através do site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[2]). A inscrição poderá ser realizada entre as 10h do dia 03/06/16 (segunda-feira) às 23:59h do dia 05/07/16 (quarta-feira).
Sorteio das vagas: às 10h do dia 07/07 (sexta-feira) no Zoológico de Sorocaba. O sorteio será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não é obrigatória.
Confira as orientações importantes no site http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1] ou no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[2]
2- Visitas noturnas no Zoológico
Nos dias 18, 25 e 27 de julho de 2017 o público poderá participar da famosa visita noturna ao Zoo de Sorocaba. Acompanhados por técnicos do zoológico, os participantes conhecerão curiosidades e aspectos da biologia de alguns animais que, ao contrário da maioria das pessoas, ficam acordados durante a noite e dormem de dia. O intuito da atividade é mostrar a biodiversidade de espécies existentes que são especialmente adaptadas para a vida de hábito noturno, assim como as principais ameaças à conservação destas espécies. Como nas últimas edições, as inscrições serão realizadas por categorias, totalizando 30 pessoas em cada dia de visita.
Assim, os interessados poderão se inscrever na categoria “inscrição individual” para 01 pessoas, “com acompanhante” para 02 pessoas ou “inscrição familiar”, que contempla vagas para grupos de até 04 pessoas. A participação é gratuita e, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, será realizado um sorteio cuja presença dos inscritos não será obrigatória.
Datas da ação: 18, 25 e 27de julho de 2017.
Horário: 19h.
Local: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (Portão A – portão de serviço, na mesma rua da bilheteria).
Público-alvo: Comunidade em geral.
Atividade gratuita: necessária inscrição prévia
Inscrições: 11 de julho (terça-feira), das 09h às 11h e das 13h às 15h, no auditório do Zoológico de Sorocaba (deverão ser realizadas pessoalmente, não sendo permitida inscrição para terceiros)
Sorteio das vagas: será realizado no dia 11 de julho (terça-feira) às 16h. O sorteio será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não é obrigatória. A portaria do Zoológico fica aberta até as 16h, deve-se entrar antes desse horário para acompanhar o sorteio.
Confira as orientações importantes no site http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1] ou no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[2]
3- Conhecendo os animais idosos do Zoo
Nos dias 16 e 23 de julho de 2017, o público que visitar o Zoo de Sorocaba terá a oportunidade de ver como é o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem. Nestes dias os visitantes poderão ver os elefantes caminhando, a leoa brincando, a mandril fêmea comendo e até mesmo o hipopótamo abrindo sua enorme boca.
Estes quatro animais vivem no zoo há bastante tempo e podem ser considerados “idosos”, ou seja, eles já viveram bastante e sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da mesma espécie.
O intuito da ação é tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação da biodiversidade de espécies da fauna.
Data da ação: Domingos, 16 e 23 de julho de 2017.
Horários, atividades e animais envolvidos:
– Hipopótamo abrindo a boca: 13h;
– Mandril fêmea comendo: 14h;
– Leoa brincando: 15h;
– Elefantes caminhando: 16h.
Local: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em frente ao recinto de cada espécie.
Público-alvo: Visitantes do zoo.
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
4- Oficina “árvores, jardins e pessoas no inverno”
No Parque da Biquinha acontecerá nos dias 12 de julho – das 14h às 17h e 14 de julho – das 8h às 12h a oficina dará início ao primeiro módulo de um ciclo de oficinas de plantas e jardins nas 04 Estações do ano. Iniciaremos no inverno e ao longo do ano teremos as oficinas de outono, primavera e verão.
Nesta edição os participantes, crianças e adultos terão contato com as espécies que se desenvolvem no inverno, conhecendo suas características e necessidades e relacionando ao modo de funcionar do ser humano com as suas necessidades e adaptações ao inverno.
Datas da ação: 12 de julho – das 14h às 17h e 14 de julho – das 8h às 12h.
Local: Parque da Biquinha.
Público-alvo: Comunidade em geral.
Inscrição: realizada exclusivamente através do site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[2]) a partir de 05 de julho até o preenchimento das vagas.
Informações: http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1]
Atividade gratuita: necessária inscrição prévia
5 – Oficina “observação de aves – destinado para toda a família”
Acontecerá nos finais da tarde dos dias 19 e 22 de julho das 16h às 18h30min no Parque da Biquinha oficina de observação de aves, com objetivo de observar as aves de hábitos noturno que começam a acordar no crepúsculo. Adultos e crianças serão acompanhados pelos integrantes do Coaves (Clube de Observadores de aves de Sorocaba) aprendendo técnicas para iniciantes de observação e fotografia de aves na natureza.
Nas trilhas os participantes poderão observar as aves do local, compreendendo a importância de cada espécie para o equilíbrio ambiental, além de vivenciar a emoção de uma caminhada noturna dentro de um parque. Ao final visitarão a exposição de aves taxidermizadas e ninhos. Encerrando com um convite para um lanche comunitário com pratos trazidos pelos participantes integrando as famílias e proporcionando um lazer saudável em contato com a natureza durante as férias escolares.
Os inscritos poderão trazer seus binóculos, máquina fotografia e lanternas que auxiliaram nas trilhas e na observação.
Datas da ação: finais da tarde dos dias 19 e 22 de julho das 16h às 18h30min.
Local: Parque da Biquinha.
Público-alvo: Comunidade em geral.
Inscrição: realizada exclusivamente através do site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[2]) a partir de 05 de julho até o preenchimento das vagas.
Informações: http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1]
Atividade gratuita: necessária inscrição prévia
6- Oficinas de artes para crianças
O Parque Natural Chico Mendes oferece para as crianças, atividades lúdicas em forma de oficina de brinquedos com reaproveitamento de materiais durante as férias escolares. Será dia 15 de julho de 2017, das 14h às 17h.
Datas da ação: dia 15 de julho
Horário: das 14h às 17h.
Local: Parque Natural Chico Mendes.
Público-alvo: crianças de todas as idades
Informações: http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1]
7- Oficinas educativas: “olha o passarinho?!”
Você sabia que a cidade Sorocaba abriga aproximadamente 286 espécies de aves? E que no Parque da Água Vermelha podemos encontrar parte desta biodiversidade? Cerca de 52 espécies de aves moram no Parque e podemos observar parte delas a olho nu ou com o auxílio de binóculos!
OFICINA 1: COMO A AVE FAZ O SEU NINHO?
Data: 18 de julho de 2017 (terça-feira)
Horário: das 13h30 min às 17h
Público: crianças de 5 a 7 anos
OFICINA 2: COMO OBSERVAR AS AVES NA NATUREZA?
Data: 20 de julho de 2017 (quinta-feira)
Horário: das 8h30 min às 12h
Público: crianças de 8 a 11 anos
OFICINA 3: CAÇA AO TESOURO: QUAL A “PROFISSÃO” DAS AVES?
Data: 25 de julho de 2017 (terça-feira)
Horário: das 13h30min às 17h
Público: crianças de 5 a 11 anos
OFICINA 4: QUE AVES MORAM NO PARQUE DA ÁGUA VERMELHA E NA NOSSA CIDADE?
Data: 27 de julho de 2017 (quinta-feira)
Horário: 8hs às 11hs 30 min
Público: crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos, melhor idade
Local: Setor de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha
Datas: 04, 05, 06 de julho
Horário: 9h às 13h
Informações: http://www.sorocaba.sp.gov.br/ferias/[1]
O que precisa trazer? Comprovante de idade da criança