Na manhã desta sexta-feira (23), às 10h, uma equipe formada três anestesistas, dois dentistas, três veterinários do Zoológico e dois residentes vão realizar um tratamento dentário em uma anta do Parque Municipal Zoológico “Quinzinho de Barros”. O animal está com problema em dois dentes.
De acordo com o veterinário do Zoológico, Rodrigo Teixeira, não será uma tarefa fácil, pois a anta é um animal de grande porte. “Nós fizemos um exame clínico após o tratador se relatar que o animal estava com dificuldades de se alimentar. Essa dificuldade é devido a problemas com esses dois dentes”, afirma Rodrigo.
Rodrigo informa que o animal será sedado. “Será uma anestesia profunda para que a gente possa fazer o tratamento.”
No zoológico são realizados dois tipos de procedimentos para detectar se os animais estão com algum tipo de problema. “A gente faz os exames de rotina, que é o check-up dos animais, no qual verificamos o animal como um todo, de forma preventiva. O segundo envolve casos mais raros, como o problema dentário detectado com a ajuda dos tratadores”, comenta Rodrigo.
O veterinário afirma que o papel do tratador no zoológico é fundamental. “O tratador conhece o animal. Tem alguns tratadores que trabalham há trinta anos com o animal. Tem casamento que não dura todo esse tempo. Por isso eles (tratadores) conhecem muito bem os animais”, explica Rodrigo.
Ainda não dá para estabelecer quanto tempo vai durar o procedimento. “Isso depende do animal. É muito complicado devido à anestesia. Mas acreditamos em algo em torno de duas horas de procedimento”, avalia o veterinário.
Rodrigo afirma que os check-ups preventivos feitos no Zoológico de Sorocaba são muito eficientes. “Nós conseguimos detectar muitas enfermidades logo no início e a intervenção quase sempre é mínima”, comenta.
O veterinário diz que identificando um problema logo no início, é possível fazer um tratamento com medicamentos. “Se demora muito chega a complicação. Neste caso, a perda de um dente para o animal é muito ruim porque ele (dente) é muito importante para a sua alimentação”, finaliza o veterinário Rodrigo Teixeira.