Parque Vitória Régia terá plantio de 400 mudas nesta quinta-feira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa da Sema terá a participação de alunos de escolas municipais e estaduais do bairro e toda a comunidade está convidada

Nesta quinta-feira (dia 24), das 9h30 às 12h, a Prefeitura de Sorocaba realizará um plantio de 400 mudas de árvores nativas no Parque “Amedeu Franciulli”, no Vitória Régia, com a participação de alunos de escolas municipais e estadual do bairro. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental integra a programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

O plantio está vinculado às ações socioambientais para articulação e mobilização social de atores e instituições no entorno de áreas verdes, como parques e praças da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que reside nos arredores do parque e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o Parque “Amedeu Franciulli” participa do Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, com o Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, que está em implantação nas margens do lago e do córrego presentes no parque. Os refúgios são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica, localizadas no ecossistema urbano.

Cerca de 500 alunos da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara” , CEI 80 – “Profª Ana Rosa Judice Moreira Zanussi de Oliveira”, E.E. “Profª Rosemary de Mello Moreira Pereira” e E.E. “Profª Sarah Salvestro” estão envolvidos na ação.

Durante o plantio, a equipe de Educação Ambiental da Sema abordará a importância das áreas de refúgio e da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população do entorno.

Além do plantio, as escolas estão sendo envolvidas através de palestra de arborização para equipe de professores. No dia 17, a Secretaria do Meio Ambiente trabalhou o tema com a equipe da E.E. “Profª Sarah Salvestro”. Já no dia 29, será a vez dos professores da E.E. “Profª Rosemary de Mello Moreira Pereira”. De acordo com Rodrigo Miranda, chefe de seção de Educação Ambiental, os professores recebem dicas de como abordar o tema em sala de aula e material informativo do Projeto “Refúgios da Biodiversidade”.

Já as crianças do CEI 80, que possuem até cinco anos de idade, não farão o plantio, porém, participarão nesta sexta-feira (dia 25), às 13h, de contação de história com fantoches e oficina de pintura corporal sobre arborização urbana na própria unidade. A garotada vai ouvir o conto “Juca e a árvore”, de autoria de Carolina Barisson, funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, que aborda a relação de um menino com uma árvore.

O Parque Amadeo Franciulli está localizado na rua José Martinez Peres, 1.701, no Vitória Régia.

 

Tags:,