Parque Vitória Régia terá passeata contra a dengue neste sábado

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Projeto Inspetor de Quarteirão,Vitória regia, Ft Assis Cavalcante
Foto: Assis Cavalcante

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ulysses Guimarães, no Parque Vitória Régia 3, organiza para as 16h deste sábado (9) uma passeata pelo bairro, contra a dengue. A iniciativa é do grupo “Liderança contra a dengue”, criado por agentes comunitários da Secretaria da Saúde (SES) que atuam naquela região da cidade e que conta, ainda, com a colaboração da comunidade. Esta será a segunda atividade do tipo realizada por eles; a primeira ocorreu em dezembro do ano passado.

Coordenadora da UBS Ulysses Guimarães, Angela Cristina de Almeida Feitosa explica que a “Liderança contra a dengue” foi criada em dezembro passado e reúne líderes comunitários que discutem e implementam ações e estratégias no bairro, visando coibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também das febres chikungunya e zika. “São convidadas pessoas com perfil de liderança para atuarem como multiplicadoras em suas comunidades.”

Atendente de enfermagem aposentada e voluntária na Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Santa Maria dos Anjos, Judite Lima de Oliveira, 79 anos, faz parte do grupo e nesta quinta-feira (7) saiu às ruas, junto de uma turma de agentes comunitárias e outros munícipes, para convidar a população a participar da passeata, que terá início na Praça Amedeu Franciulli. “Não dá para ficar em casa parada. Gosto de conversar e bater perna. Gosto de ajudar a quem precisa. Cada um pode contribuir de alguma forma”, destaca.

Ela também integra o grupo de “Inspetores de Quarteirão” do bairro, que nasceu nas reuniões do “Liderança contra a dengue” e reúne pessoas da comunidade que saem às ruas para orientar e alertar a população, de casa em casa, quanto ao perigo de se manter criadouros de larvas do mosquito dentro dos imóveis. Uma faixa amarela na cabeça identifica cada inspetor que também distribui material educativo aos populares, fornecidos pela SES. “Aqui, um tem que ajudar o outro a manter o seu quarteirão limpo”, enfatiza Judite.

A vendedora Gabriele Cristine da Silva Ataíde, 19 anos, foi abordada pelos inspetores e elogiou a iniciativa: “É bem interessante essa divulgação. Ajuda muito, pois tem muita gente que não faz nada para evitar o surgimento de mosquitos da dengue”. A aposentada Ana Maria Gomes, 65 anos, outra moradora que abriu a porta de casa para o grupo, adiantou que já tinha ouvido falar da iniciativa. “É algo importante. Meu filho já teve dengue e ações como essa são sempre bem-vindas.”

A agente comunitária Elis Regina Ferreira dos Santos, 50 anos, é outra inspetora de quarteirão e lembra que a última passeata no bairro reuniu cerca de 50 pessoas. “A expectativa desta vez é ampliar bem esse número, só de inspetores somos cerca de 40. Tem ainda os líderes da comunidade, que estão fazendo esse trabalho de conscientização. Haverá barulho, com apitaço e faixas. Todos estão convidados.”, finaliza.

Tags:,