Parque Tecnológico ganha o primeiro laboratório externo
Pesquisas vão contribuir para redução da emissão de gases poluentes pelos motores de caminhões
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou na manhã desta sexta-feira (10) da inauguração do primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa, uma parceria entre a Scania do Brasil e a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estudar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel, o que pode contribuir para melhoria do desempenho, consumo e, principalmente, redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
O evento trouxe a Sorocaba o embaixador na Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn; o presidente da Scania para a América Latina, Per-Olov Svedlund; diretor da Escola Politécnica, professor José Roberto Castilho Piqueira, e o diretor-superintendente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), André Steagall Gertsenchtein.
Pannunzio lembrou que há quase dois séculos os suecos vieram construir a chamada Fábrica Real da Fazenda Ipanema e que agora voltam a Sorocaba investindo em pesquisas no Parque Tecnológico. Destacou que esta sexta-feira é um dia histórico não só para os sorocabanos, mas para o mundo todo que irá se beneficiar com os resultados das pesquisas em que o laboratório da Poli-Scania está trabalhando. “É resultado da parceria da Poli, que é a melhor escola de engenharia do Brasil, com a Scania, uma das principais do mundo em seu segmento. O trabalho que será desenvolvido aqui será bom para toda a humanidade”, afirmou.
O embaixador da Suécia ressaltou que seu país é referência mundial no desenvolvimento de tecnologia sustentável, alinhada ao meio ambiente. Disse ser uma honra estar em Sorocaba e participar do evento envolvendo uma empresa sueca e uma das principais escolas de engenharia do país. “Este laboratório não poderia ser de maior relevância para o Governo da Suécia, que desde 2009 é parceiro estratégico do Brasil. A tradição da Suécia é grande, da construção verde à mobilidade sustentável, e o tema escolhido para ser trabalhado neste laboratório não poderia ser mais atual, mais importante. Vem contribuir para a redução da emissão de gases poluentes em motores a diesel”, concluiu.
As pesquisas no laboratório da Poli-Scania estão em andamento. O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli.
Também participaram da cerimônia de inauguração do laboratório o deputado federal Vitor Lippi; o vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal de Sorocaba; o presidente do Parque Tecnológico, Flaviano Agostinho de Lima; o presidente da Agência de Inovação de Sorocaba, Pedro Vial, e os secretários municipais Geraldo Almeida, João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer), Mauricio Freitas (Negócios Jurídicos), Rubens Lara Hungria (Planejamento e Gestão) e Rodrigo Maldonado (Gabinete do Poder Executivo).