Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parque-tecnologico-de-sorocaba-tera/
Acessado em: 19/01/2026 - 06h57

Parque Tecnológico de Sorocaba terá núcleo de pesquisa da WindCom, líder mundial em manutenção de pás eólicas

Por: Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

A empresa WindCom, líder mundial em manutenção de pás eólicas, irá contar com um núcleo de pesquisa dentro do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A assinatura do termo de permissão de uso do espaço ocorreu na manhã desta segunda-feira (24) pelo prefeito José Crespo e por diretores da empresa. O encontro, realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo, contou com a presença do presidente do PTS, Roberto Freitas; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, além do secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira. Integrantes da diretoria do PTS também prestigiaram a assinatura do termo.

O gerente de serviços globais da empresa, instalada em Sorocaba e com unidades também nos EUA e na Espanha, Marcelo Zago, disse ter ficado impressionado com a estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba. Destacou que o PTS local reúne todas as condições necessárias para que a empresa venha a desenvolver suas pesquisas tecnológicas e de inovação. “O Parque é fundamental para que possamos nesse momento desenvolvermos novos materiais, novas tecnologias, novos padrões de serviços para nossos clientes. Entre as nossas atuações no Parque Tecnológico está a do desenvolvimento de tecnologia de identificação de defeitos, através de câmeras de alta definição e software que consegue mapear e traduzir quais são os defeitos que a pá apresenta, bem como o desenvolvimento de uma série de materiais para reparos mais rápidos, para que possamos atender nossos clientes de uma forma que possa prover os serviços que eles demandem”, explicou.

Sorocaba é uma cidade que possui infraestrutura invejável, que oferece todas as condições para a empresa que queira implementar ou ampliar seus investimentos. Os indicadores demonstram na teoria o que nós constamos na prática”, afirmou Eduardo Carpinetti de Castro, integrante do conselho geral da empresa, lembrando de empresas que anunciaram novos investimentos em Sorocaba, assim como outras já instaladas e que ampliaram suas plantas na cidade.

Ampliação de parcerias


O prefeito de Sorocaba, José Crespo, destacou a importância para o município de a empresa implementar uma unidade de pesquisa dentro do Parque Tecnológico. Segundo ele, Sorocaba vive um ótimo momento no que se refere à atração de novos investimentos e qualidade de vida. Destacou ainda a importância do PTS para Sorocaba, Região Metropolitana e para o País, com a geração de novas tecnologias, patentes e startups. “Temos realizado um amplo trabalho no sentido de criar ações e projetos que incentivem a vinda dessas unidades em território sorocabano,” declarou e completou: “Estamos ampliando as parcerias para que a cidade venha se desenvolver e garantir, cada vez mais, qualidade de vida à população de nossa querida Sorocaba.”

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, destacou o apoio da atual administração para o desenvolvimento do PTS e, consequentemente, o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações na região, assim como a atração de novos investimentos. Lembrou das ações de governo que justificam esse incentivo, como a criação da Zona França da Inovação, assim como o Plano Estratégico de Inovação. “Esse governo, do prefeito José Crespo, desde que assumiu a administração tem nos apoiado. Nada desses resultados que estamos colhendo aconteceria se não fosse o apoio do prefeito José Crespo”, disse Freitas.

Opinião que foi compartilhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo. “Há uma integração muito grande entre a nossa secretaria e o PTS e o resultado é este. Agora, nos próximos dias teremos os anúncios de novos investimentos para a nossa cidade que serão feitos por outras empresas. O momento agora é trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento de nossa cidade”, completou.

Da mesma forma destacou o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira. “Apesar de novo e com ampla infraestrutura, essa atual administração tem priorizado investimentos e incentivado o crescimento de nosso Parque Tecnológico. E isso tem gerado consequência imediata, com anúncios de novas empresas, startups e o número considerável de patentes já cadastradas. A criação do parque já chegou a ser questionada, mas o governo Crespo acerta ao manter e investir no crescimento do Parque Tecnológico”.