Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parque-tecnologico-de-sorocaba-discute-parceria-com-a-coreia/
Acessado em: 20/01/2026 - 23h04

Parque Tecnológico de Sorocaba discute parceria com a Coreia

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

 

 

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PST) tem chamado a atenção de investidores e parceiros internacionais. Nessa semana, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roberto Machado de Freitas, que preside o Parque, recebeu uma comitiva de pesquisadores sul-coreanos.

O Secretário recebeu Kwang W. Kim, famoso consultor agregado à americana Georgetown University e Mateo Hyunsuk Ji Handong da Instituição Global University. Kwang W. Kim é conhecido por trabalhos e interfaces realizadas entre instituições da América Latina e Ásia.

A visita foi no intuito de estreitar e criar uma cooperação entre essas universidades e o Parque Tecnológico e também oferecer oportunidades para que empresas de tecnologia da Coreia do Sul possam desenvolver seus trabalhos no PTS, assim como o contrário, com a internacionalização dos conhecimentos e possíveis vendas de produtos e serviços entre os dois países a partir das relações desenvolvidas em Sorocaba.

A Coreia é um dos países mais desenvolvidos no campo da inovação e tecnologia. Ao criar essa cooperação entre os dois países e Parques Tecnológicos, o Secretário Roberto de Freitas estabeleceu um importante mecanismo de desenvolvimento social e econômico para Sorocaba, com inegáveis contribuições possíveis entre os parceiros. Conforme Roberto de Freitas, “a proposta é que possamos ceder um espaço em nosso PTS para que pesquisadores e empresários interessados em investir possam se instalar por três meses sem custo”, “e fica também a oportunidade para que nossos empresários e pesquisadores possam ir para Coreia e para essas universidades em busca de integração e oportunidades”.

Parque abriu edital de chamamento para novos incubados:

O Parque Tecnológico de Sorocaba abriu edital de chamamento para novas empresas que desejam operar em regime de incubadas em sua estrutura. Atualmente são vinte as empresas que estão em funcionamento, desenvolvendo mecanismos de pesquisa em informação e tecnologia. As inscrições, abertas em 13 de fevereiro, permanecem até 31 de março. Edital e informações no site http://inovasorocaba.org.br/