Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parque-tecnologico-abre-edital-de-chamamento-para-novas-incubadas/
Acessado em: 20/01/2026 - 21h45

Parque Tecnológico abre edital de chamamento para novas incubadas

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), através da Hubiz, incubadora que dá aporte às empresas que operam no complexo de desenvolvimento, abriu nesta segunda-feira (13) edital anual de chamamento para novas empresas. Até o dia 31 de março pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupos, poderão procurar o PTS para apresentar propostas que tenham como objetivo o desenvolvimento econômico ou a geração de produtos, processos e serviços inovadores e que priorizam em suas etapas de trabalhos a base tecnológica. “Acredito ser um bom momento para desenvolvermos produtos novos, tirar ideias do papel e transformá-las em negócios”, opina Marcelo De Santis Ferreira, coordenador de Incubação da Hubiz,

As empresas incubadas terão acesso a toda a estrutura do PTS e aos serviços oferecidos pela incubadora, tais como consultorias, assessorias, palestras e workshops, entre outros, além de estarem inseridas em um ambiente de inovação, que propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roberto Machado de Freitas o Parque tem diversas empresas produzindo coisas incríveis. “Adentrar nesse universo é um presente para qualquer pessoa ou empresário que esteja desenvolvendo atividades do ramo da tecnologia aplicada. É uma oportunidade que não deve ser perdida por quem quer crescer”, acrescentou Freitas.

O PTS, por meio da incubadora, oferece suporte especializado e auxílio relativo à modelagem e planejamento de negócios; desenvolvimento tecnológico; composição da estratégica de marketing e vendas; mercado e finanças; entre outras facilidades.

Apoio às empresas iniciantes

O trabalho da Hubiz é direcionado à preparação de empresas iniciantes, para que estas ingressem competitivamente no mercado, potencializando as oportunidades de sucesso. A incubadora oferece apoio relativo à modelagem e planejamento de negócios; desenvolvimento tecnológico; estratégica de marketing e vendas; mercado e finanças; e difusão da cultura empreendedora.

As propostas serão avaliadas por um comitê técnico especializado – composto por representantes de instituições parceiras da Inova Sorocaba, agência que administra o PTS – e eventualmente algum convidado.

O edital contempla projetos nas seguintes áreas: automotiva, biotecnologia, eletroeletrônica, energias alternativas, engenharia biomédica, fármacos e produtos naturais, metal mecânica, novos materiais, serviços inovadores, sistemas de produção, tecnologias da informação e comunicação, economia criativa e impacto social. Atualmente vinte startups atuam como incubadas no PTS.

Podem se inscrever empresas e pessoas de todo o Brasil, desde que tenham disponibilidade para comparecer ao Parque Tecnológico. A taxa de inscrição é de R$ 150,00, revertida em treinamentos para os incubados selecionados. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://inovasorocaba.org.br/[1].

Endnotes:
  1. http://inovasorocaba.org.br/: http://inovasorocaba.org.br/