Parque São Bento terá mais ações de prevenção às queimadas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta terça-feira (dia 28), durante todo o dia, a Prefeitura de Sorocaba realiza novas ações educativas de conscientização no combate às queimadas, voltadas aos moradores do Parque São Bento. Além de percorrer ruas do bairro e conversar com os munícipes quanto ao tema, equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vão promover na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) que sofrem com as queimadas. Também a título de orientação, pais serão abordados na entrada e saída de alunos do Centro de Educação Infantil “Rauldineia Esteves Machado” (CEI-28).

As atividades ocorrem dentro da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e fazem parte do Projeto Todos Por Nosso Ambiente. O intuito é conscientizar a comunidade local sobre os problemas causados pelas queimadas, na tentativa de diminuir o número de focos de incêndio no bairro, já que o Parque São Bento é um dos locais que mais sofrem com as queimadas e o problema se agrava no período de estiagem, entre os meses de junho e agosto, quando são registrados os maiores focos.

A exposição de animais taxidermizados ocorrerá das 9h às 16h na UBS, localizada na Avenida Gualberto Moreira, 4.985. No local, as pessoas poderão conferir cinco espécies do Cerrado que sofrem com as queimadas: veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira. Na ocasião, a equipe da Sema vai explicar sobre a taxidermia e como cada espécie é afetada pelas queimadas.

Já a ação no CEI-28 será entre 11h e 14h, quando a equipe da Sema vai conversar com os pais das crianças sobre como prevenir as queimadas e informá-los quanto aos problemas que elas causam. A unidade está localizada na Rua Alcino Oliveira Rosa, 267. À tarde, das 13h às 16h, as equipes da Sema e de agentes de saúde da UBS percorrerão as vias no entorno da unidade, para conversar com os moradores e distribuir material educativo sobre o assunto. A saída será da UBS.

Neste mês de junho, o bairro já ganhou o plantio de 70 árvores nativas, como pau-brasil, aroeira-salsa, ipê-amarelo e quaresmeira, na área de lazer. Crianças e adolescentes da Pastoral do Menor ainda puderam conferir uma exposição de animais taxidermizados. Também neste mês foi realizada contação de história no CEI-81 para trabalhar o tema com 160 crianças.

Problemas causados pelas queimadas

As queimadas trazem uma série de problemas à saúde e ao meio ambiente, comprometendo, sobretudo, pessoas que sofrem com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido a fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera.

Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, pela qual são lançados na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Tags:,