O Parque Municipal “Porto das Águas”, que está nascendo ao lado da Avenida 15 de Agosto, na margem direita do Rio Sorocaba, começa a atrair a atenção da comunidade. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), nesta sexta-feira (7) deu início à terraplenagem da pista de caminhada ao redor do lago do novo parque.
Na ocasião, o engenheiro José Roberto Guazelli, 52 anos, observava o lago. “Eu passo sempre aqui e nunca imaginei que havia esse lago”, diz ele, que mora na Jardim Brasilândia. E ficou impressionado ao saber que o lago tem profundidade máxima de 26 metros. “Vai ficar um lugar muito bonito”, complementa José Roberto.
Os funcionários da Serp continuam o trabalho de instalação da cerca de 900 metros de extensão, em cabo de aço, ao redor do lago. O cabeamento elétrico subterrâneo para postes de iluminação da pista de caminhada já está pronto. Quanto à pista de caminhada, em saibro, ela terá aproximadamente 1.100 metros de extensão. Ainda haverá plantio de grama em pontos do parque.
O Parque
Situado à margem direita do rio Sorocaba, na região do Retiro São João, o Parque Municipal “Porto das Águas” tem 140 mil metros quadrados. Uma casa existente no local será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), nos moldes daquele existente em frente ao Terminal São Paulo, na Avenida Dom Aguirre.
O Parque Municipal “Porto das Águas”, num projeto futuro, será interligado com o Parque das Águas “Maria Barbosa Silva”, por meio de uma passarela. A junção dos dois parques com o Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” e ainda com o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, formará o “Parque Metropolitano de Sorocaba”, que vai incluir, ainda, um corredor verde fo qual fará parte ainda o espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário.
O Parque Metropolitano terá uma área total de 1.083.000 metros quadrados. O valor de instalação, de R$ 319 mil, será coberto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.