Parque Kasato Maru é adotado pela Coopereso

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, recebeu na tarde desta terça-feira (12) a presidente da Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região), Miraci Vieira Cugler, para a assinatura do termo de convênio do Programa “Adote uma Praça”. A cooperativa adotou o Parque Kasato Maru, localizada entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. O momento da adesão ocorreu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, durante a reunião do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente) de Sorocaba.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, o programa “Adote uma Praça” foi criado pela lei municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, e permite que cidadãos, assim como indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, ajudem o poder público a manter praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer da cidade em perfeita condição de uso da população.

Em outubro deste ano, foi publicado o decreto municipal nº 25.208, de 10 de outubro de 2019, que regulamenta o programa, com regras mais simples para a adesão. “Nós revisamos o decreto para simplificar a adesão ao programa para que seja menos burocrático e mais rápido para o interessado. O ‘Adote uma Praça’ é um ganho para todos, inclusive para o empresário, pois envolve a questão da responsabilidade social”, destaca Maurício Tavares da Mota. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa ainda contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.

A presidente da Coopereso conta que a ideia da adoção do parque veio dos próprios cooperados. “A gente já vem trabalhando com ação social na cooperativa e atuamos na manutenção de parques e praças da cidade. Muitos cooperados quando viram a divulgação do programa nos solicitaram a adoção do Parque Kasato Maru para que eles participem de forma voluntária na manutenção do local”, declarou Miraci.

Inaugurado em 2008, o Parque Kasato Maru recebeu esse nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP). Os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão. O espaço conta com portal Torii, globo terrestre metálico, espelho d’água, ponte Taiko Bash, deque de madeira, pista de caminhada na área verde ao redor do lago. Também possui luminárias de estilo Suzuranto, Toro e cascata.

 

 

Como funciona

O interessado que adotar o espaço público, por meio de um Termo de Convênio, assume o compromisso de cuidar do espaço, mantendo-o constantemente limpos gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada; além de realizar controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes.

Em troca, terá direito, se desejar, de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária (totens com propaganda), mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, pisos de material de fácil remoção, guarda-sol (ombrelones), tendas, aquecedores e demais equipamentos autorizados no projeto; e realizar eventos relacionados ao termo de convênio firmado, desde que previamente analisado e autorizado pela Prefeitura.

 
Como adotar um espaço público

Para participar do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente, com os documentos solicitados, como cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, e croquis de localização do espaço público e fotos do local, além da proposta.

As legislações e todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/. Toda a documentação deverá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada à rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, ou enviada para o e-mail adoteumapraca@sorocaba.sp.gov.br.

 

Tags: