Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parque-da-biquinha-ganhara-100-orquideas-nativas/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h47

Parque da Biquinha ganhará 100 orquídeas nativas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

 

As árvores do Parque da Biquinha ganharão na manhã deste sábado (dia 16) 100 exemplares de orquídeas nativas de Sorocaba e região. A ação de enriquecimento no espaço ecológico será realizada, das 9h às 11h30, pelo Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) e é aberta ao público.

A atividade acontece por meio de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba, via Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Círculo Orquidófilo Sorocabano, e visa estimular o cultivo de orquídeas na cidade.

“A nossa ideia é enriquecer a mata do Parque da Biquinha, aumentando a diversidade de espécies da flora nativa, e também ajudar na preservação das orquídeas da nossa região”, explica o chefe de Seção de Botânica e Produção Vegetal da Sema, Cristians Edgar Guimarães Leite.

O repovoamento será feito com orquídeas de 12 espécies: Oncidium longipes, Bifrenaria. Harrisoniae, Miltonia regnellii, Gongora bufonia, Oncidium. Flexuosum, Baptistonia pubes, Miltonia spectabilis, Epidendrum ellipticum, Cattleya. Forbesii, Cattleya loddigesi, Cattleya harrisoniana e Cattleya bicolor.

“São espécies de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Tapiraí, entre outros municípios da região, todas produzidas em estufas. Cada espécie tem uma característica, por isso temos que escolher bem o melhor local da árvore para a adaptação dela”, enfatiza o presidente da entidade ManoelRiyis.

Ao todo, devem participar 30 integrantes do Círculo Orquidófilo. “Mas quem quiser nos ajudar é só aparecer. É claro que existem algumas restrições, pois tem que subir em escada, amarrar a planta na árvore, então depende da idade e da disposição da pessoa, mas estão todos convidados”, ressalta o presidente da entidade.

De acordo com a Sema, a mesma ação se repetirá em breve no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, e no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio), no Altos do Itavuvu.

O Parque da Biquinha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. A entrada é gratuita.

Sobre as orquídeas

As orquídeas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares. Infelizmente boa parte das inúmeras espécies está ameaçada de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat (exploração predatória).

De acordo com o local que vivem, as orquídeas são classificadas em terrestres (as que vivem diretamente no solo), rupícolas (vivem diretamente sobre a rocha) e epífitas (que vivem sobre outros vegetais, como as árvores).

Na natureza, as orquídeas apresentam uma função ecológica que vai muito além da beleza de suas flores. Diversos animais, como abelhas, borboletas e beija-flores podem atuar como polinizadores dessas plantas.

2015-09-25, Exposição de Orquídeas ft Emerson Ferraz (19)[1]

 

Endnotes:
  1. [Image]: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2015-09-25-exposico-de-orquideas-ft-emerson-ferraz-19.jpg