Parque da Biodiversidade altera o funcionamento em agosto
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
A partir de agosto o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” – PNMCBio, localizado na avenida Itavuvu, terá alterado seu funcionamento ao público. Com isso, as visitas serão realizadas mediante prévio agendamento para grupos organizados, ou sempre no terceiro sábado de cada mês para a população em geral.
A medida adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), visa adequar o funcionamento à frequência de público. Segundo a Sema, boa parte do público vai ao parque quando há alguma atividade diferenciada, como as visitas noturnas. Essas atividades acontecerão ao longo do segundo semestre e serão divulgadas à medida que as datas forem agendadas.
O parque continuará aberto à visitação, mas a partir da próxima semana, somente mediante agendamentos para grupos de 15 a 40 pessoas. Individualmente, ou nos casos de grupos com menos de 15 pessoas, o PNMCBio estará aberto no terceiro sábado de cada mês, das 9h às 16h. Até o final do ano, então, a agenda de abertura ao público será em 20 de agosto; 17 de setembro; 15 de outubro, 19 de novembro e 17 de dezembro.
Com o princípios básicos o incentivo às pesquisas sobre a fauna e flora local e a importância dos chamados corredores ecológicos, as pesquisas realizadas no Parque não sofrerão qualquer alteração. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão sempre estimuladas e autorizadas, desde que não causem impactos na Unidade de Conservação.
Sobre o Parque
O Parque da Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).
Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.
O local ainda assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 arbóreas. Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.
Para visitação, o interessado deve preencher um formulário disponível no site da Sema www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. A confirmação do agendamento acontecerá mediante a disponibilidade da data escolhida.
Tags:meioambiente, Parque da Biodiversidade
