Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parque-da-bio-tem-novo-horario-de-atendimento-a-partir-de-fevereiro/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h24

Parque da Bio tem novo horário de atendimento a partir de fevereiro  

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A partir de segunda-feira (dia 1 de fevereiro), o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio), terá um novo horário de atendimento para as atividades educativas voltadas ao público. As atividades – como as trilhas monitoradas pela Unidade de Conservação (UC) – deverão ser realizadas por agendamento e ocorrerá às sextas-feiras, das 8h às 17h, para grupos de 15 a 40 pessoas. Já os visitantes individuais, ou pequenos grupos, terão a oportunidade de fazer a atividade todos os últimos domingos do mês, sem a necessidade de agendamento.

A alteração no horário de atendimento foi necessária com o fim do primeiro ciclo do programa educativo, que foi executado por meio de contrato vinculado à compensação ambiental pela instalação da Toyota em Sorocaba. Com o fim deste contrato, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) assume então as atividades de educação ambiental realizadas no parque e em seu entorno, de acordo com o planejamento, a demanda e a disponibilidade da equipe.

De acordo com a Sema, o PNMCBio recebeu até então, em média, a visita espontânea de cerca de 60 pessoas por mês. “Somando este número às visitas agendadas com grupos escolares e o trabalho educativo realizado na zona de amortecimento (entorno), temos de 600 a 700 pessoas atendidas mensalmente pela equipe de educação ambiental. Com esta demanda definimos os horários de atendimento ao público. Mas é claro que se percebermos uma demanda maior da visitação, poderemos ampliar o atendimento”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.

A Secretaria do Meio Ambiente ainda considera fundamental o trabalho educativo junto ao entorno da Unidade de Conservação e, por esse motivo, dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos dois anos de existência do Parque.

Para grupos de 15 a 40 pessoas participarem da visita monitorada no Parque da Biodiversidade, os interessados deverão fazer o agendamento através do Sistema Unificado de Agendamentos para os Parques Ecológicos – uma novidade para todos os parques neste ano. Para isso basta preencher um formulário no site da Secretaria do Meio Ambiente (www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br[1]), que será disponibilizado a partir de segunda-feira (dia 1º). A confirmação dos agendamentos acontecerá mediante a disponibilidade de cada parque.

Sobre o PNMCBio

Localizada numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima ao Complexo Industrial da Toyota, na Zona Norte da cidade, e com cerca de 60 hectares, o Parque da Biodiversidade tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, nas quais não são permitidas quaisquer atividades ou intervenções. Trata-se de uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

“As características do Parque da Biodiversidade são totalmente diferentes dos outros parques ecológicos, como o Zoológico ou o Parque Natural ‘Chico Mendes’. Esta é uma unidade que visa principalmente à conservação”, explica Clebson Ribeiro.

Além da conservação da natureza, outro trabalho desenvolvido no PNMCBio é voltado à pesquisa, que continuará ocorrendo normalmente. Desde a sua inauguração, em 2013, o Parque da Biodiversidade já foi alvo de 18 pesquisas com projetos voltados à fauna e a flora locais, sendo que 14 estão em andamento e quatro já foram concluídos. São projetos voltados à pesquisa da biodiversidade, restauração, grupos de animais, plantas e solo, entre outras questões. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente continuará normalmente com o trabalho técnico voltado à restauração ecológica do parque, assim como outras atividades previstas em seu plano de manejo. Estes trabalhos são essenciais para a melhoria da gestão da Unidade de Conservação e para geração de conhecimento científico.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.303, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada é gratuita.

Endnotes:
  1. www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br: http://www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br