Neste dia não é necessário fazer agendamento, basta comparecer ao parque
Neste domingo (dia 28), das 9h às 16h, os sorocabanos poderão aproveitar o dia e participar das atividades educativas no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio). Sem a necessidade de agendamento, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) aguardará os visitantes para uma visita monitorada gratuita em uma das três trilhas interpretativas, que possuem diferentes temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.
Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual e com vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Sua função principal é proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
A unidade de conservação também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.
Para participar das trilhas é necessário que os visitantes utilizem calça e sapatos fechados. Além disso, perneiras são obrigatórias e fornecidas pelo próprio parque. A orientação também é de que se use chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Durante o trecho percorrido é permitido que as pessoas levem apenas água e frutas.
O Parque da Biodiversidade também conta com um playground disponível para o lazer de crianças, entre 2 e 12 anos de idade.
Sobre as trilhas interpretativas
A trilha “Recuperação e Manejo” possui um percurso de 1.500 metros, com baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes recebem informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.
Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, está a trilha “Caminhos da Biodiversidade”. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.
A última trilha é a “Campininha”, com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.
Agendamento
A população também pode agendar um dia e horário para as atividades educativas, que ocorre às sextas-feiras, das 8h às 17h, para grupos de 15 a 40 pessoas. Os interessados deverão fazer o agendamento através do Sistema Unificado de Agendamentos para os Parques Ecológicos no site da Secretaria do Meio Ambiente: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br[1]
O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.303, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada é gratuita.