Parque é o lugar ideal para contemplar e aprender com a natureza
O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Jardim Europa, está oferecendo, durante os finais de semana à tarde, um roteiro de visita autoguiada para que os visitantes que querem conhecer um pouco mais sobre os refúgios da biodiversidade existentes no local. A atividade é gratuita e direcionada a qualquer pessoa com mais de 7 anos de idade.
Promovida pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a visita autoguiada tem o objetivo de oferecer um roteiro para que o público se localize e conheça o parque e seus principais refúgios da biodiversidade, seus elementos, curiosidades e dicas para a sua conservação. Trata-se de um ótimo recurso para que a população aprenda mais sobre a biodiversidade do município durante os momentos de deleite e contemplação da natureza.
Os refúgios da biodiversidade são locais que fornecem abrigo, alimento e proteção aos animais, além de conforto térmico e estético, entre outros benefícios que eles precisam para ter uma melhor qualidade de vida. O Parque da Água Vermelha possui tantos refúgios terrestres – como árvores e mata ciliar – quanto aquáticos, como três lagos e plantas aquáticas. Entre os animais que habitam o parque estão peixes, cágados, e aves como garça, pica-pau, biguá, martim-pescador, entre outros.
Sobre o Parque da Água Vermelha
Criado em 1990, o Parque da Água Vermelha tem cerca vinte mil metros quadrados de área verde composta por plantas, árvores frutíferas, além de três lagos que embelezam o local. A estrutura conta também com aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, aquário e quiosques.
Desde 2012, o parque se tornou referência em acessibilidade para pessoas com deficiência, por meio do Programa “Parque para Todos”, tornando-se 100% acessível para receber pessoas portadoras de deficiência física e visual, seguindo padrões estabelecidos pela ABNT.
Para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência física ou visual, foi construído um novo portal de entrada no parque, voltado para Avenida Londres. A partir desta nova entrada, existe uma rota acessível de trezentos metros de extensão, onde está instalada uma passarela de 1,50m de largura, construída em concreto lixado e trechos de piso tátil, o que garante acesso aos principais pontos do Parque.
Além de um playground com escorregadores e gangorras, o parque também conta com dois brinquedos especiais: um carrossel e um balanço que podem ser usados, inclusive, por crianças usuárias de cadeiras de rodas.
O espaço também oferece um Jardim Sensorial voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo-lhes diferentes sensações de tato, olfato e até mesmo de sabor. Com vinte metros quadrados e formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos alguns tipos de plantas.
Endereço: Rua România, 150 – Jardim Europa
Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h
Entrada gratuita
Telefone: (15) 3221.6643