A população pode conhecer de terça a domingo, das 8h às 17h, a nascentes modelo do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Georreferenciada e cadastrada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a nascente foi escolhida como modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental.
De acordo com a Sema, a recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente e assim ajudar na preservação na natureza. No seu entorno são encontradas muitas árvores nativas, como aroeiras, ipês e dedaleiros.
Recentemente, a equipe da Sema realizou a limpeza e manutenção das proximidades da nascente modelo, sob a orientação do engenheiro agrônomo da pasta. Além disso, foi implantada uma placa de identificação, possibilitando a visitação pública.
As crianças do Clubinho do Refúgio, formado por meninos e meninas de 4 a 10 anos de idade da Associação Nova Geração (ANG), no bairro Refúgio, tiveram a oportunidade de conhecer a nascente.
Durante a atividade, a equipe da Sema realizou contação de história e explicou a eles o que é uma nascente. Ao final, cada uma ainda desenhou o que observou no parque a respeito do tema. “O nosso objetivo é durante todo o ano ensinar aos pequenos sobre a importância da conservação natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.
Outra nascente modelo de Sorocaba está localizada no interior do Parque Natural Ouro Fino. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643.