Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/parceria-instala-pontos-de-internet-e-tv-a-cabo-em-escolas-municipais/
Acessado em: 17/01/2026 - 20h49

Parceria instala pontos de internet e TV a cabo em escolas municipais

Por: Andre Reis

Ação realizada é baseada na política de responsabilidade social, denominada “Política de Doação NET”

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), através do programa Escola Digital, firmou neste ano uma parceria com a NET e o Instituto Crescer que possibilitou a  instalação de dois pontos de internet banda larga, e dois de TV a cabo, em 108 escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a Sedu, a parceria ainda possibilitou a capacitação de 96 professores que atuam nas instituições de Ensino Fundamental, com a oferta do curso Educonexão: Novas Tecnologias e Novos Recursos para uma nova Educação. A proposta é contribuir com a melhoria de qualidade da aprendizagem dos alunos, mediada pelo uso das tecnologias aplicadas à educação.

A gestora de Desenvolvimento Educacional do Programa Escola Digital, Andréia Rolim, explica que essas formações foram realizadas gratuitamente com base na política de responsabilidade social, denominada “Política de Doação NET”, cujo objetivo é o de possibilitar o desenvolvimento da educação, por meio de inúmeras atividades e iniciativas e pela “Política para Doações a Organizações Não Governamentais e/ou Instituições Públicas Educacionais”.

A doação de dois pontos de internet com dez megas e dois pontos de TV a cabo às 108 escolas da rede municipal se deu obedecendo a área de cabeamento da NET. As instalações devem ocorrer de imediato, mediante agendamento prévio do suporte técnico da NET junto às unidades escolares e com o acompanhamento dos técnicos do suporte da Prefeitura.

 Capacitação

O curso de capacitação contemplou dez encontros num total de  40 horas presenciais e 40 horas online, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem/Facebook e atividades com alunos.

A gestora de Desenvolvimento Educacional do Programa Escola Digital explica que o currículo das formações foi definido pela Secretaria da Educação (Sedu) por meio do guia Crescer Em Rede do Instituto Crescer.

Os temas abordados foram Objetos Digitais de Aprendizagem, Histórias em Quadrinhos, Museus, Jogos de Matemática, Interações online e Atividades com alunos, além da apresentação dos grupos de trabalho e resultados obtidos do plano de aula final.

O Programa Escola Digital contou, ainda, com a parceria da Universidade Paulista (UNIP) que, gratuitamente, cedeu seus laboratórios de informática para a realização das formações nos meses de maio, junho, agosto e setembro.