Parceria entre Prefeitura e Instituto CCR traz atividades gratuitas
Por: Secom
Residencial Carandá recebe nesta sexta-feira (26) e sábado (27) o projeto Teatro a Bordo.
Teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas constam na programação que o projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol traz sexta (26) e sábado (27) para Sorocaba. As atividades são diversificadas e contam com personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local, com apresentação do espetáculo Leituras de João e Maria, do grupo sorocabano Nativos Terra Rasgada, no sábado, às 17h. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), Instituto CCR e apoio da CCR ViaOeste, empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, e acontece no Residencial Carandá (rua sem saída, em frente a Unidade Básica de Saúde). O evento é gratuito e aberto ao público.
O Teatro a Bordo é apenas uma das atividades previstas dentro da parceria firmada entre a Secultur, o Instituto CCR e a CCR ViaOeste. De acordo com o secretário da pasta, Werinton Kermes, no decorrer do ano outras ações ocorrerão em diferentes pontos da cidade, como o projeto No Compasso das Cores, que une música e pintura e está programado para ser realizado no Campolim, no mês de outubro; o espetáculo A culpa é de quem? , que discute a relação das crianças e adolescentes com as redes sociais, os benefícios e perigos da tecnologia entre outras temáticas e será apresentado em julho, nas escolas municipais de Sorocaba; e o espetáculo lítero-musical Dom Quixote entre cartas, programado para ocorrer em setembro em local a definir. Vale ressaltar que as ações dessa parceria começaram em abril, quando o projeto BuZum, que apresenta ao público um teatro de bonecos dentro de um ônibus, estacionou também no Residencial Carandá.
Para Kermes, o Poder Público carece cada vez mais de parcerias com empresas e institutos, principalmente com aqueles que têm uma filosofia de trabalho alinhada com as diretrizes da atual gestão. “Todas essas ações propostas pelo Instituto CCR e CCR ViaOeste entendem a cultura para além do entretenimento puro e simplesmente. Há, sobretudo, um comprometimento com o fazer social e, por isso, abrangem questões de educação, saúde, sustentabilidade e cidadania”, defendeu o secretário.
Sobre o Teatro a Bordo
O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos 15 e 18 em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.
Programação
DIA 26, sexta-feira:
9h às 16h30 – Cortejo de chegança dos artistas pelo bairro: A Caravana Teatro a Bordo faz um cortejo pelas ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.
16h às 17h30 – Oficina “Confecção de bonecos brincantes”: De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.
DIA 27, sábado:
10h – Cortejo de chegança dos artistas pelo bairro: A Caravana Teatro a Bordo faz um cortejo pelas ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.
14h30 – Oficina “Confecção de bonecos brincantes”: De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.
16h – Circo Sessão SOLene: Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão SOLene de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.
17h – Teatro: Leituras de João e Maria:Com Nativos Terra Rasgada. João e Maria são irmãos. Um dia, em meio a suas brincadeiras, os dois se perdem na floresta e encontram uma Bruxa que lhes oferece doces. Mas os doces não eram doces comuns. Existe apenas um jeito deles se livrarem dos feitiços, Maria se tornar corajosa e João aprender o poder das palavras.
18h – Vídeo Sessão de curtas-metragens
18h30 – Teatro: De Sol a Sol: Com Grupo Teatro Aberto. Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.
Serviço: Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O Residencial Carandá fica na rodovia Emerenciano Prestes de Barros, 3757, Caguaçu, Sorocaba.
Tags:Cultura
