Para facilitar a basculação, contêineres devem ficar na via

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Prefeitura concluiu nesta quarta-feira (30) a distribuição dos recipientes pelas ruas do Parque São Bento. Munícipes ouvidos elogiam a iniciativa

Os novos contêineres distribuídos pela Prefeitura de Sorocaba são fixados em um ponto demarcado, na rua, em vez das calçadas, como era antes. A medida, segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Serp), tem por objetivo não atrapalhar o trânsito das pessoas, bem como facilitar o trabalho de basculação (levantamento e descarga do contêiner pelo caminhão de coleta).

Os dispositivos estão sendo distribuídos pelo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), responsável pelo serviço de coleta de lixo doméstico em Sorocaba. Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado com tampas e tem rodas, o que facilita o trabalho dos coletores quando precisam mudar o contêiner de lugar. Ficam a uma distância de aproximadamente 100 metros um do outro, junto à guia.

Há 15 anos morador da Rua João Rodrigues da Cunha, a última do Parque São Bento a receber os contêineres, Jaime Rodrigues elogiou a decisão da Prefeitura e também o fato de os mesmos ficarem em um ponto fixo na rua. “Esperamos que as pessoas respeitem e não fique aquela situação de cada dia o contêiner amanhecer em um ponto diferente da rua”, afirmou.

Na hora da coleta, o caminhão para ao lado do contêiner e um coletor acopla o equipamento aos braços mecânicos do caminhão. O lixo é despejado no compactador, o contêiner recolocado em sua posição inicial e o veículo segue para o aterro sanitário. Tudo isso, sem a necessidade do contato do coletor com o lixo, o que traz maior segurança aos profissionais. “O objetivo é que as calçadas fiquem livres para as pessoas, que devem ter prioridade de uso”, afirma o secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai.

São inúmeras as vantagens ambientais e sanitárias da coleta mecanizada, como não acúmulo de lixo na calçada, menos cheiro desagradável, mais higiene, cidade mais limpa, evita-se o entupimento de bueiros, bem como a proliferação de insetos que podem provocar doenças e a exposição do lixo à chuva e aos animais. A ação também deve contribuir para evitar acidentes, uma vez que mesmo não sendo permitido, muitos sorocabanos fazem o descarte de materiais cortantes, como vidro e metais, juntamente com o lixo orgânico.

São Bento concluído

O Consórcio Sorocaba Ambiental concluiu nesta quarta-feira (30) os serviços de distribuição de contêineres no Parque São Bento. Ao todo foram implantados aproximadamente 200 recipientes com capacidade para 1.000 litros, dispostos a uma distância de cerca de 100 metros um do outro.

Proprietário de um bar na Rua Benedito Oliveira Lousada, Ednei Raimundo de Paula, elogiou a decisão da Prefeitura, ressaltando que sem o contêiner, nem todo mundo embalava o lixo corretamente. “Ficava espalhado pela calçada, gerando cheiro desagradável. Agora vai facilitar muito para as pessoas, além de deixar a cidade bem mais bonita”, afirmou.

A mesma opinião é de Vera Moura Theodoro vizinha de Ednei. Ela foi a primeira a depositar seu lixo doméstico no contêiner e disse que espera não ver mais as sacolinhas espalhadas pela calçada.

A Serp reitera a solicitação feita aos cidadãos, que os contêineres são para deposição exclusivamente de lixo doméstico orgânico. Os coletores têm constatado em alguns bairros, que moradores estão depositando também entulhos e restos de construção civil nestes recipientes, o que não é permitido.

Atualmente, Sorocaba conta com 2.200 contêineres de 1.000 litros e 1.500 unidades de 240 litros distribuídos pela área central da cidade e pelos principais corredores viários e agora, também no Parque São Bento. O Consórcio Sorocaba Ambiental é responsável pela coleta do lixo, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além da manutenção de todos os contêineres.

Tags:,