Pannunzio visitou o Clube do Idoso

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou na manhã desta quarta-feira (dia 13) o Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, em Pinheiros. Acompanhado da vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, também secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), ele percorreu as dependências da unidade conversando com funcionários e com alguns sócios da unidade, que usufruíam do local.

Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Clube do Idoso oferece gratuitamente, durante todo o ano, atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura para a terceira idade sorocabana. Atualmente, a unidade conta com mais de três mil associados e, em média, aproximadamente 100 pessoas frequentam o espaço por período.

“O Clube do Idoso é um espaço muito bem concebido, muito bonito e construído num local de fácil acesso. Fico muito satisfeito quando venho num próprio municipal como este, que está sempre bem cuidado e limpo”, elogiou Pannunzio ao coordenador do centro de convivência, Claudio Roberto Cardoso, após percorrer os vestiários, cozinha, salão de beleza, sala de informática, sala de TV, sala de jogos, sala multiúso, sala de artesanato, sala de avaliação física e a academia de ginástica.

O prefeito também visitou a sala de cinema e se acomodou nas cadeiras que pertenciam ao antigo Cine Peduti, que após serem reformadas ocuparam este espaço do centro de convivência. “Aqui lembra muito os cinemas da minha juventude”, comentou Pannunzio. A vice-prefeita também fez elogios ao clube: “Este espaço é lindo, poderíamos aproveitá-lo ainda mais. Já vim aqui num dia de sessão de cinema e eles ganham até pipoca”, destacou.

Edith Di Giorgi ainda mostrou ao prefeito o cuidado que a equipe do Clube do Idoso tem para com a terceira idade. “Todas as carteirinhas dos sócios têm o contato de duas pessoas que sejam bastante próximas do idoso para que, se algo aconteça com ele, possamos ligar imediatamente para comunicar algum fato”, explicou.

 

Amo este lugar”

Mercedes Perez Rodrigues, de 73 anos, estava caminhando na esteira da academia do Clube do Idoso quando recebeu a visita do prefeito. Além de frequentar a academia, ela faz aula de ginástica todas as segundas e quartas-feiras, há três anos, desde que ficou sócia da unidade municipal. “Amo este lugar. Aqui a gente tem de tudo e os professores são nota 10. Desde que frequento o clube não tive mais nenhuma doença. Tenho uma saúde de ferro”, afirma a munícipe, que mora na Vila Haro.

Segundo ela, antes disso, sofria com uma forte depressão que a fez emagrecer mais de oito quilos. “Hoje estou completamente restabelecida, desde que comecei a frequentar aqui. Fiz muitos amigos e me divirto bastante. Minha filha sempre me liga cobrando para saber se vim fazer a minha aula no Clube do Idoso”, conta Mercedes.

 

Inúmeras atividades gratuitas

O Clube do Idoso oferece, além da academia e aula de ginástica, dança circular, aula de ritmo, teatro, dança de salão, pintura em tecido, artesanato geral, tricô, crochê, macramê, yoga, tai chi chuan, alongamento, dança, coral; fisioterapia; Tarde Dançante; Escola do Pedala e corte de cabelo.

De acordo com Claudio Roberto Cardoso, nem todas as atividades estão ocorrendo neste mês de janeiro; é o caso da fisioterapia, tarde dançante, yoga e tai chi chuan. “Com as férias escolares, muitos idosos são ‘convocados’ pela família a ficar com os seus netos. Mas a partir de fevereiro, após o carnaval, todas as oficinas voltam ao normal”, explicou.

Para se tornar sócio e participar das atividades na unidade, os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233.9014.

 

Tags:,