Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/pannunzio-reune-servidores-para-agradecer-colaboracao-mediante-crise/
Acessado em: 17/01/2026 - 21h01

Pannunzio reúne servidores para agradecer colaboração mediante crise

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br


A ideia, além de agradecer, foi a de reforçar a importância da participação dos trabalhadores na manutenção das medidas até agora implementadas.

Apresentar o resultado do trabalho que a Prefeitura de Sorocaba vem desenvolvendo como forma de minimizar os impactos da crise econômica pela qual passa o País. Esse foi o objetivo do encontro que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, juntamente com secretários da equipe do Comitê de Otimização de Gasto Público (Cotim), promoveu na manhã desta segunda-feira (7) no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), reunindo funcionários que ocupam cargos de chefia, comissionados e todos os demais secretários municipais.

Abrindo as apresentações, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio fez uma análise dos índices de inflação, da balança comercial sorocabana, do Caged e da taxa Selic, e disse que a Prefeitura de Sorocaba busca o aumento da arrecadação e corte de despesas como metas para melhorar sua condição financeira.

Pannunzio considera que “ao contrário do governo federal, aumentar arrecadação não significa criar ou aumentar impostos.” O prefeito reiterou que a austeridade com as contas públicas e a colaboração de cada servidor é fundamental para a sobrevivência da administração pública.

O secretário da Fazenda, Aurílio Caiado, disse que as receitas orçamentárias não acompanham as despesas, mas que o município está superando as dificuldades graças aos superávits dos anos anteriores. Afirmou que o governo municipal está em vigilância permanente e o esforço conjunto de toda a Prefeitura tem dado certo. “Não podemos fazer extravagâncias. Estamos superando esta fase e preparados para enfrentar 2016, que não será um ano fácil”, avaliou.

 COTIM

 Ativo na construção e implementação de medidas anticrise, o Cotim tem desenvolvido um trabalho de revisão de despesas que já permitiram a Sorocaba economizar muito, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega, pasta à qual o Grupo Gestor está subordinado.

Entre as ações apresentadas está o mapeamento de estoques decentralizados, a redução de aluguéis de imóveis e revisão de contratos.  “Havia locais que tinham praticamente um almoxarifado próprio. Desta maneira, houve uma redistribuição, levando-se material para locais que necessitavam”, explicou Ortega, reiterando que “somente gastos essenciais estão sendo realizados” pelo Poder Público.

Pannunzio disse que não é fácil mudar costumes e hábitos. Mesmo assim, garantiu que, diante de tudo o que vem sendo feito, a Prefeitura não vai parar. Por isso mesmo, agradeceu o empenho dos servidores a quem atribuiu uma parceria importante, uma aliança coletiva por Sorocaba.

Para o prefeito, quando o Brasil começar a trilhar uma saída da crise, Sorocaba já estará à frente. “Tivemos coragem e ousadia em certas atitudes. Se trabalharmos com convicção e seriedade, a gente consegue fazer o melhor e gastar menos”, reforçou.

Para o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, o encontro é um momento marcante. Ele também destacou a importância do trabalho em equipe.

Esse é o segundo encontro realizado com funcionários que ocupam cargos de chefia ou cargos comissionados, além de todos os secretários municipais. O primeiro aconteceu no dia 3 de setembro, no mesmo local.