Pannunzio é reconduzido à presidência do CBH-SMT
Durante a 39ª reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), realizada na tarde desta sexta-feira (27), no Parque Tecnológico de Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio foi reconduzido ao cargo de presidente do colegiado para o biênio 2015/17. Na vice-presidência ficou Wendel Rodrigues Wanderley, da Associação Ecológica Icatu, de Cerquilho, e como secretária-executiva foi indicada a representante da Cetesb, Rosangela Aparecida Cesar.
Participaram da reunião, prefeitos e representantes de 35 municípios, além dos representantes da Sociedade Civil e dos órgãos oficiais do Governo do Estado. Também foram eleitos os membros colegiados das Câmaras Técnicas, representando os municípios (prefeitos e técnicos), a Sociedade Civil e o Governo do Estado.
O prefeito anfitrião agradeceu a presença de todos, destacando a importância dos temas em discussão nas reuniões, que é a vida da Bacia Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Antes do início dos trabalhos, Pannunzio colocou em votação a entrada do município de São Manuel para o Comitê, ação que foi aprovada por todos os presentes, sendo que agora, o CBH-MST conta com 35 municípios integrantes.
Presente na reunião, o prefeito de São Manuel, Marcos Monti, que também é presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), falou da preocupação dos prefeitos em função do contingenciamento do Governo do Estado que, segundo ele, cortou cerca de R$13 milhões de recursos das Bacias Hidrográficas, sendo que a mais prejudicada é justamente a do SMT, que perdeu quase R$5 milhões. “Conclamo os colegas para que, nos próximos dias, façamos uma reunião com o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, para tentar reverter essa perda”, disse.
O CBH-SMT, hoje, é constituído por 35 municípios, órgãos do estado e representantes da sociedade civil organizada. Em mais de uma década de existência tem contribuído para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos, orientado pela Lei 7.663/91. O CBH-SMT também conta com a Fundação Agência de Bacias dos rios Sorocaba e Médio Tietê, criada em janeiro de 2003 para apoio técnico, administrativo e financeiro ao Comitê.
Além de Sorocaba, que preside, o CBH-SMT é formado pelos municípios de: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista, Votorantim.
Tags:CBHSMT, CBHSMT, Parque Tecnológico, Parque Tecnológico
