Pannunzio dá posse aos novos integrantes do Conselho do Negro
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (dia 16), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), que a partir de agora é presidido pela conselheira Rosangela Alves, do Centro Cultural Quilombinho. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito, no 6º andar do Palácio dos Tropeiros, e a gestão dos novos membros do conselho é para o biênio 2015/2017.
“Vocês tem uma importante responsabilidade. Gostei da expressão ‘igualdade entre as etnias’, pois somos todos seres humanos. Parabéns pelo trabalho que vocês vêm desenvolvendo e que está contribuindo muito para que a comunidade fique cada dia melhor”, destacou o prefeito.
Para a nova presidente do Conselho do Negro, o maior desafio será transformar o conselho em um órgão deliberativo. “Isto será crucial para o nosso trabalho”, comentou. Ela ainda afirmou que vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pela gestão anterior e a ideia será de conhecer conselhos de outros municípios para buscar novas experiências.
Com relação à Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rosangela destacou a importância do trabalho em conjunto. “A coordenadoria é o nosso elo com o poder público municipal. Juntos nós vamos lutar por políticas públicas para atender as demandas da comunidade. Estamos abertos a sugestões. Nosso trabalho será pautado na construção de ideias e ações”, finalizou.
Sobre o CMPDCN
Criado pela Lei Municipal nº 7.764/2006 e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho do Negro visa promover, principalmente, a valorização da pessoa e o respeito humano. O órgão tem caráter permanente com funções opinativas e consultivas, com o objetivo de proporcionar a interlocução entre a comunidade negra de Sorocaba e o poder público municipal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a este segmento da sociedade.
O conselho é formado por 26 integrantes, sendo dez da sociedade civil e dezesseis do poder público municipal. Entre as entidades representativas da sociedade civil estão: Sindicato dos Metalúrgicos, Yte Aláketu Agé Omon Logunedé Entidade Religiosa, Advocacia Braga, Centro Cultural Quilombinho, Salão de Cabeleireiros Afros, Instituto Plena Cidadania e Movimento de Mulheres Negras. Já os representantes do poder público são funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (Sedu) e Cultura (Secult), Esporte e Lazer (Semes), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria de Governo e Segurança Comunitária (SEG).
A sede da instituição funciona na Sedes, que está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Informações pelo telefone (15) 3219.1920.
Tags:CMPDCN
