O equipamento será adquirido graças a conquista do 4º lugar no Programa Município VerdeAzul em 2014
Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira (dia 4) o prefeito Antonio Carlos Pannunzio para a assinatura do convênio de liberação de crédito do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), gerenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA). Representantes de outros 28 municípios paulistas também participaram da solenidade.
Sorocaba vai adquirir um caminhão-pipa graças à certificação e a conquista do 4º lugar no Programa Município VerdeAzul em 2014. Segundo Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente (Sema), que acompanhou o prefeito na cerimônia, o repasse será de R$ 280 mil, na modalidade não reembolsável. Para adquirir o caminhão-pipa, a Secretaria do Meio Ambiente abrirá um processo licitatório.
O equipamento vai colaborar no combate a incêndios em matas, no plantio de mudas de árvores e limpeza de vias e será utilizado conjuntamente pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Serviços Públicos (Serp).
Em 2014, na classificação geral, Sorocaba ficou na quarta colocação, com um total de 96,39 pontos, atrás apenas de Botucatu (137.899 habitantes), Votuporanga (90.508 habitantes) e Santa Adélia (15.098 habitantes). Sorocaba ainda teve o segundo melhor desempenho UGRHI 10-Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. O município alcançou pontuação máxima nas diretivas Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
No total foram investidos R$ 5,9 milhões. Além de Sorocaba, os municípios contemplados com o convênio assinado nesta quinta-feira foram: Americana, Amparo, Analândia, Araraquara, Cabreúva, Cajobi, Canas, Cândido Mota, Cerquilho, Charqueada, Cotia, Elisiário, Fartura, Itaberá, Itajobi, Itaquaquecetuba, Junqueirópolis, Lavrinhas, Lençóis Paulista, Lins, Lucélia, Macaubal, Macedônia, Morungaba, Santa Rosa de Viterbo, Tapiraí, Torrinha e Valparaíso.