Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/palestras-vao-marcar-o-dia-da-nao-violencia-contra-a-mulher/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h40

Palestras vão marcar o Dia da Não Violência Contra a Mulher

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta quarta-feira (dia 25), data em que é celebrado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, a Prefeitura de Sorocaba realizará palestras para tratar sobre o tema. Às 9h30, Paula Andreia Vial Silva, da Coordenadoria da Mulher, vai falar com as mulheres atendidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Zona Norte. Já às 14h, ela estará na UBS Paineiras para abordar o assunto com os funcionários e munícipes que estiverem na unidade. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Promovidas pela Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), as palestras visam conscientizar a população sobre a importância da preservação dos direitos da mulher, a importância da vítima buscar ajuda e do grande mal que a violência causa para toda a família.

Sorocaba é uma cidade tida como privilegiada por contar com uma rede ampla de serviços e equipamentos como o Centro de Referência da Mulher (Cerem), o Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Campanha Patrulha da Paz, a Delegacia da Mulher, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), as Unidades Básicas de Saúde, o Ônibus da Mulher, a Defensoria Pública, a Casa Abrigo “Valquíria Rocha” e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Na palestra, Paula Andreia Vial Silva vai falar como funciona o atendimento realizado no Cerem e todo o trabalho realizado por esta rede de serviços na cidade.

O Cerem presta atendimento interdisciplinar especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos, residentes em Sorocaba, vítimas de violência. No local, essas mulheres recebem gratuitamente orientações jurídicas e atendimento psicossocial. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 440, no Centro, próximo à Rodoviária. O telefone é (15) 3235.6770.

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, para homenagear três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.

Serviço:

CREAS Zona Norte

Rua Dr. Fernando Santos, 17 – Vila Progresso

UBS Paineiras

Rua Eliza Stefani Lamos, 130, Paineiras