Palestras sobre Violência Doméstica prosseguem em Sorocaba até o fim do mês

A Prefeitura de Sorocaba prossegue até o final deste mês de março com palestras gratuitas sobre Violência Doméstica para lembrar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Nesta sexta-feira (13), às 14h, Paula Andrea Vial Silva, da Coordenadoria da Mulher, vai falar com os homens e mulheres funcionários da empresa Cargill, de Mairinque.

As palestras são promovidas pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de  promover o debate e a conscientização sobre a questão da violência doméstica, autoestima, o papel da mulher na sociedade e os seus direitos.

Na palestra, serão levadas informações sobre a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340), a importância de se denunciar não apenas a violência física, mas a sexual, psicológica, moral, entre outras, com o objetivo de prevenir e combater este tipo de situação. Paula Andréa também vai abordar como o agressor pode ser responsabilizado criminalmente, como identificar a violência e como pedir ajuda.

Em Sorocaba esse a violência doméstica atinge muitas mulheres, principalmente no âmbito familiar. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, em 2014, o Centro de Referência da Mulher (Cerem) atendeu 702 sorocabanas, sendo que 403 pela primeira vez. 

Deste total foi verificado que 65% são casadas ou têm uma união estável. A maioria dos casos de violência envolve o marido (25%), ex-marido (31%), companheiro (10%) ou ex-companheiro (13%). Com relação ao tipo de agressão, 32% sofreram violência psicológica; 26%, física; 17%, moral; 17% patrimonial, e 8% sexual. 

O Cerem presta gratuitamente atendimento interdisciplinar especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos e residentes em Sorocaba. No local as mulheres atendidas recebem orientações jurídicas e atendimentos psicológico e social. 

A unidade também funciona como uma articuladora de prestação de serviço de todos os órgãos existentes em Sorocaba. Atualmente, a mulher sorocabana vítima de violência doméstica conta com uma rede ampla de serviços na cidade. Além do Cerem, existem as unidades do Centro de Referência em Assistência Social, as Unidades Básicas de Saúde, o Ônibus da Mulher, a Defensoria Pública, a Casa Abrigo “Valquíria Rocha”, o Conselho da Mulher, a Delegacia da Mulher, entre tantos outros parceiros desta causa.

O Cerem funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 440, no Centro, próximo à Rodoviária. O telefone é (15) 3211.2548.

 

Programação continua

 

No dia 17, às 9h, será a vez dos moradores do Cajuru conferirem a palestra sobre Violência Doméstica no Território Jovem, localizado na Rua Pedro Natividade Silva, 209, no Cajuru. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Já no dia 20, a partir das 9h30, a Vara Especializada de Violência Doméstica Contra a Mulher de Sorocaba realizará o evento “De mãos dadas com a rede” na Sala do júri do Fórum de Sorocaba. Na ocasião, Paula Andrea Vial Silva, da Coordenadoria da Mulher, vai falar sobre o serviço do Cerem e a rede de atendimento local à mulher vítima de violência doméstica. O evento reunirá representantes desta rede e estudantes de Direito da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), Esamc, Universidade Paulista (Unip) e Universidade de Sorocaba (Uniso).

Por último, no dia 31, a palestra sobre Violência Doméstica ocorrerá na Creche Maria Claro. Das 9h às 10h30, Paula Andréa vai falar sobre o assunto para 20 famílias atendidas pela entidade.

 

 

Tags:, , , , ,